Grupos remanescentes serão chamados

A secretária de saúde afirma que a vacinação da população em geral é autorizada após a vacinação dos profissionais de educação

Por
· 1 min de leitura
Mais de 66 mil pessoas já foram vacinadas em Passo Fundo (Foto: Divulgação/PMPF)Mais de 66 mil pessoas já foram vacinadas em Passo Fundo (Foto: Divulgação/PMPF)
Mais de 66 mil pessoas já foram vacinadas em Passo Fundo (Foto: Divulgação/PMPF)
Você prefere ouvir essa matéria?

O anúncio sobre a retomada da vacinação por faixa etária em Passo Fundo gerou questionamentos por pelo menos três grupos que ainda não foram incluídos: caminhoneiros, Trabalhadores Industriais e Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros (Longo Curso).

“O PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19) fala que você tem que chegar até os professores, é obrigatório para depois abrir para a faixa etária. Nós ultrapassamos isso”, explica a secretária de saúde, Cristine Pilati. A cidade vacinou também trabalhadores de transporte coletivo urbano, de farmácia, laboratórios, cemitérios e da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. “A orientação é que terminando os professores você comece agora a vacinação por faixa etária”, ressalta.

Os grupos prioritários remanescentes ainda serão chamados em Passo Fundo. “Serão pequenos chamamentos, vamos priorizar as idades nessa remessa. E conforme as remessas vão chegando, a gente pode concomitantemente abrir para esses grupos. Falta muito pouco”, explicou Cristine.

Segunda dose

Essencial, a dose que completa a imunização é muitas vezes esquecida ou ignorada. Ainda assim, a secretária comemora o resultado de Passo Fundo. “Nós estamos com 95% dos pacientes que deveriam fazer a segunda dose, com a vacinação concluída”, explica Cristine. Junto de Caxias do Sul, Passo Fundo foi destacada pela Secretaria Estadual de Saúde como um dos municípios com maior taxa de segundas doses aplicadas. “Somos os municípios que conseguiram completar melhor a vacinação” comemora Cristine.


Gostou? Compartilhe