MEDICINA & SAÚDE - Os 103 anos do Hospital São Vicente de Paulo

Importante polo de saúde e gerador de empregos dedicado ao trabalho diário no atendimento a milhares de pessoas

Por
· 2 min de leitura
HSVP conta com 700 leitos de internação (Foto – Divulgação-HSVP)HSVP conta com 700 leitos de internação (Foto – Divulgação-HSVP)
HSVP conta com 700 leitos de internação (Foto – Divulgação-HSVP)
Você prefere ouvir essa matéria?

Há 103 anos, nascia em Passo Fundo, o que hoje é o maior complexo hospitalar do interior do Rio Grande do Sul, o Hospital São Vicente de Paulo. Da necessidade de atender os doentes da gripe espanhola, o Padre Rafael Iop, membros da Sociedade de São Vicente de Paulo (Vicentinos) e as senhoras do Apostolado da Oração, uniram forças e de acordo com o estatuto da fundação, fundaram a casa de saúde que “desejava agasalhar os doentes e pobres, dar-lhes médicos, remédios, conforto material e espiritual, sem distinção de crença religiosa ou política”. Em um casarão, situado na Rua Paissandú, organizado com uma seção para homens, outra para mulheres, dois quartos de segunda classe, um de primeira, uma sala de operações, uma de visita e uma casa para isolamento, o Hospital iniciou seus atendimentos. 


História recente

Em meio à dificuldade da doença, no ano em que foi fundado, o Hospital São Vicente já nasceu resiliente e a cada novo atendimento fica mais forte. Ao longo de mais de um século, foram inúmeras as pessoas cuidadas, doenças vencidas, diagnósticos realizados, nascimentos celebrados. Destaques da história recente que mostram a eficiência do HSVP são, por exemplo, a atuação na Epidemia de H1N1 em 2009, a cirurgia de separação de gêmeas siamesas em 2012, a alta no CTI Neonatal de uma paciente que nasceu pesando 470 gramas, os 20 anos de transplante de fígado e inúmeros outros procedimentos, tratamentos e exames de diagnóstico realizados.


Abrangência

O HSVP é referência para mais de dois milhões de pessoas, de uma macrorregião do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. A dimensão não se dá apenas no aspecto físico. Sua grandeza está na sua importância como polo de saúde, gerador de empregos e no trabalho diário de atendimento a milhares de pessoas. Com mais de 60 mil m² de área construída, 700 leitos de internação, mais de 800 médicos no Corpo Clínico e 3.600 colaboradores é um hospital geral completo, estruturado para atender a alta complexidade e organizado para acolhimento de pacientes da rede ambulatorial e hospitalar. Atua em serviços de alta complexidade voltados à assistência, ao tratamento, ao ensino e à pesquisa em diversas especialidades médicas e valoriza o olhar humanizado e individualizado nas operações.


Em 2021

Cumprindo sua missão, a prioridade do hospital, em 2021, segue sendo o atendimento à população de Passo Fundo e região, especialmente, no enfrentamento à Covid-19. Tudo isso, sendo possível graças às pessoas que ao longo dos anos de dedicaram e dedicam para construírem diariamente a bonita trajetória da instituição. Em cada atendimento, o olhar zeloso de uma equipe. Profissionais das mais diversas áreas, muitas mãos unidas no propósito de auxiliar no momento da dor, na alegria da cura e do nascimento. São pessoas, cuidando de pessoas. Neste último ano, quando o mundo precisou parar, eles continuaram enfrentando o medo do desconhecido e entregando o mesmo comprometimento de sempre.


Essência e referência

Assim como em 1918, quando a comunidade precisava, o Pe. Rafael Iop, os membros da Sociedade de São Vicente de Paulo e as senhoras do Apostolado da Oração se uniram, movidos pela empatia e fundaram o Hospital, o espírito da doação tomou conta dos colaboradores que arrecadaram 22 toneladas de alimentos e mais de 83 mil unidades de fraldas geriátricas. Além do olhar humano no atendimento diante das doenças, eles olharam para a necessidade de alimentos da comunidade. Comemorar 103 anos, com este gesto é celebrar a sua essência, força e propósito. São as pessoas fortes que tornam a instituição grande e referência. Por isso, segue resiliente, enfrentando os desafios e pronto para atender sempre a quem necessita.


Gostou? Compartilhe