HSVP lança 2ª edição da Campanha Gaúcho Doador 

Movimento incentiva a doação de sangue até o fim de setembro 

Por
· 1 min de leitura
Presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Colussi parabeniza Dra. Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo pela iniciativa do Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo de Passo FundoPresidente da Câmara de Vereadores, Rafael Colussi parabeniza Dra. Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo pela iniciativa do Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo
Presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Colussi parabeniza Dra. Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo pela iniciativa do Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?

A Campanha Gaúcho Doador foi lançada na tarde desta quarta-feira, 15, durante a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores. Idealizada pelo Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, a iniciativa ressalta a importância da doação de sangue no mês tradicionalista. Com a pandemia, os estoques do país registraram uma redução significativa no último ano, ultrapassando 15% em algumas cidades, conforme o Ministério da Saúde.

A Dra. Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo, gestora e responsável técnica do Serviço de Hemoterapia, destaca que o HSVP tem uma abrangência de 2 milhões de habitantes e, com o retorno dos procedimentos eletivos e cirurgias programadas, a demanda cresceu. "Temos a necessidade de manter as doações para garantir um atendimento seguro e de qualidade para os pacientes em tratamentos e atendimentos emergenciais. Além disso, algumas pessoas internadas com manifestações graves de Covid-19 necessitam de suporte transfusional", explicou a médica hematologista.

O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Colussi, destacou a relevância da Campanha Gaúcho Doador para o município. "É um convite muito importante do HSVP para que todos os gaúchos participem, ajudem a divulgar e valorizem a ação, mostrando para a população a importância da doação de sangue. É uma atitude que salva vidas. Parabenizamos e agradecemos o Hospital pela iniciativa", afirmou o vereador.

Neste ano, a Campanha Gaúcho Doador é apadrinhada por Gildinho e Bacudo, integrantes do grupo Os Monarcas. Para facilitar as doações, o Serviço de Hemoterapia conta com atendimento individual e agendamento para pequenos grupos. Quem recebeu a vacina contra a Covid-19 precisa respeitar um intervalo de uma semana. Podem doar sangue pessoas saudáveis, com idades entre 16 e 69 anos. O Serviço de Hemoterapia do HSVP fica localizado na Rua XV de Novembro, 485, no 5° andar do prédio da Radioterapia e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h, sem fechar ao meio-dia. Informações e agendamentos pelo telefone: (54) 3316-4087.

Gostou? Compartilhe