Será inaugurado nesta quarta-feira (12), na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, um espaço para guardar equipamentos de saúde, e para receber pessoas que necessitem de um atendimento de urgência até a chegada de socorristas.
A iniciativa do espaço é do vereador Alberi Grando, que em 2023 cumpre seu mandato como presidente da Casa. Ele diz que essa era uma das proposta desde que assumiu o comando da Mesa Diretora. A ideia é que os servidores do Legislativo tenham um local com o objetivo de armazenar o material utilizado em emergências. “Já aconteceu mais de uma vez de uma pessoa desmaiar, ou ter uma crise hipertensiva, e não tinha um local adequado para atender essa pessoa, que muitas vezes ficava deitada em um sofá até a chegada do atendimento especializado”, explica o vereador.
O espaço deverá contar com maca, cadeira de rodas, além de itens, como um aparelho para medir a pressão arterial, termômetro, estetoscópio, gases, ataduras, entre outros.
Não haverá um profissional de saúde trabalhando no local. A finalidade é apenas para que o paciente fique aguardando em um espaço adequado a chegada do socorro. Porém, o vereador destacou a possibilidade, ainda em estudo, de servidores da Câmara receberem algum curso de primeiros socorros para auxiliar nestas situações.
“Eu mesmo já atendi, por um acaso, uma pessoa tendo crise de epilepsia, e também de hipertensiva, inclusive, era um vereador. É comum acontecer casos de desmaios, e nós, sequer tínhamos onde deixar essa pessoa esperando por um atendimento especializado, elas ficavam em um sofá”, disse ele.
Doação
Os hospitais de Passo Fundo realizaram doações para que o espaço entrasse em funcionamento. As doações do Hospital de Clinicas aconteceram nesta terça-feira (12), Grando agradeceu os representantes da entidade pela parceria. “Uma instituição tão importante na prestação de atendimento à saúde da nossa cidade e da região e que nos dá essa atenção, nos auxiliando a equipar esse espaço que criamos no Legislativo”, salientou.
O representante do HC, Rosemar Stefenon Stefenon aproveitou a oportunidade para, também, evidenciar a parceria do Legislativo Municipal nos encaminhamentos das demandas do HC, e a alegria em poder colaborar com o novo serviço prestado dentro da Câmara.
Grando enfatizou que o Hospital Municipal também deverá efetuar doações ao legislativo para implantação do espaço. Ele explicou que o material doado, mesmo que não tenha um grande valor financeiro, tem um grande valor simbólico, pois tem o objetivo de demonstrar que os hospitais da cidade estão colaborando com a Câmara de Vereadores.
Fim do mandato
A inauguração deste espaço vai marcar um dos últimos atos de Alberi Grando como presidente do Legislativo local. No próximo dia 20, a Câmara entra em recesso, retornado aos trabalhos em 13 de fevereiro. Ao avaliar o mandato, Grando diz que deixou um legado positivo. “Eu estabeleci algumas metas, e consegui cumprí-las. Entre os destaques estão a implantação da energia solar na Câmara, reforma do Plenário, reforma dos Gabinetes, criação da Escola Legislativa, e criação da Residência Jurídica da Casa”, disse ele. No dia 18 o vereador fará uma prestação de contas do mandato, em um café da manhã com a imprensa.
No próximo ano, a presdência da casa ficará com Saul Spinelli, eleito vereador na última eleição, mas que até este ano, estava na gestão da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS).
Foto: Comunicação Digital/CMPF