Buscando conhecer como a pandemia da Covid-19 impactou na vida da população que teve início nesta terça-feira, 12 de março, em Passo Fundo a pesquisa denominada Epicovid 2.0 desenvolvida por estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus de Passo Fundo.
Passo Fundo está entre as 133 cidades que participarão do inquérito nacional e entre as oito do RS a participar da avaliação da real dimensão da pandemia de Covid-19. A pesquisa é coordenada pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente e foi encomendada à Universidade Federal de Pelotas.
De acordo com a Prefeitura de Passo Fundo, a pesquisa ocorre até a próxima semana, dia 22 de março, onde os estudantes terão a incumbência de entrevistar 250 pessoas distribuídas pelos bairros da cidade.
Pesquisa
Segundo o Ministério da Saúde o objetivo é monitorar em tempo real como está a disseminação do vírus no Brasil e também avaliar o impacto da pandemia sobre a população, dessa forma, os entrevistados responderão perguntas sobre luto, perda de amigos, familiares; perda de emprego, impacto financeiro e educacional em decorrência da pandemia. Questões sobre sintomas da doença em período de longa duração, vacinação, frequência e aprendizado na escola durante a pandemia também integram o questionário. Sendo que a pesquisa não realizará nenhuma testagem, exame de sangue, como nas outras edições, apenas questionário aos participantes.
Os estudantes da UFFS de Passo Fundo estarão identificados para que a população possa ficar tranquila para responder o questionário.
Epicovid - 19
Entre 2020 e 2021, ocorreram outras etapas da pesquisa sobre a pandemia, a Epicovid-19 traçou um retrato da doença ajudando cientistas e gestores de saúde pública a compreender melhor os efeitos e a disseminação do vírus no Brasil.
A pesquisa contou com o apoio de secretarias de saúde, órgãos de segurança, voluntários e parceria com instituições de ensino público e privadas.
Entre as principais conclusões, o estudo apontou que a quantidade de pessoas infectadas naquele momento era três vezes maior que os dados oficiais, com os 20% mais pobres tendo o dobro de risco de infecção em relação aos 20% mais ricos.
Passo Fundo conta com mais 400 casos ativos de Covid-19
A Prefeitura de Passo Fundo divulgou nesta terça-feira, 12 de março, o Boletim Epidemiológico com os dados da Covid-19 no município. Segundo o Boletim há 461 casos ativos da doença e até o momento o município teve 78.689 casos confirmados, contando ainda com 837 óbitos.
O Boletim apresentou ainda os dados de pacientes hospitalizados, sendo 6 moradores de moradores de Passo Fundo e nenhum em UTI. Já de outras cidades da região, os hospitais passo-fundenses contam com 4 moradores internados e 02 na UTI.