Unidos em prol da Presidente Vargas

Comunidade em Ação: Empresários da segundo mais importante Avenida do município, em parceria com o Sebrae, promovem ações para melhorar o aspecto visual e fomentar o comércio local daquela região de Passo Fundo

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A primeira ação externa dos cerca de 20 empresários que se uniram em prol da melhoria do aspecto visual e comercial da Avenida Presidente Vargas é a campanha “Cuidar da sua rua é cuidar do seu bem estar”. A limpeza da avenida foi um dos principais pontos de deficiência detectado no diagnóstico realizado pelo Sebrae, através do projeto Mais Varejo. Folders e cartazes estão sendo distribuídos nas empresas da avenida com o objetivo de conscientizar a população, em especial os empreendedores, para a limpeza da avenida. O grupo também quer aumentar o número de adesões ao projeto e convida todos os empresários interessados para participar.

O projeto Mais Varejo com os empresários da Avenida Presidente Vargas iniciou em novembro de 2011. Foi realizada uma análise do espaço comercial e da parte interna dos estabelecimentos. Consultores do Sebrae disfarçados de clientes ocultos fizeram uma pesquisa nas lojas e analisaram questões como o mix de produtos, a fachada dos estabelecimentos, a limpeza interna e externa, a iluminação e o atendimento. Na parte externa das lojas foram levados em consideração itens como iluminação noturna, conservação das calçadas e vias, limpeza e mobiliário urbano. Além disso, os empresários participaram de capacitações gerenciais e de visual de lojas com a intenção de aumentar o fluxo de consumidores.

Conforme a gestora de projetos do Sebrae, Julia Colnaghi Lavall Vieira, foram analisados 21 itens. “O material foi apresentado aos empresários com o objetivo de mostrar os pontos positivos e negativos tanto das lojas quanto do aglomerado comercial”, explicou Julia.

Um dos aspectos negativos foi a limpeza da Avenida Presidente Vargas. “Na maior parte do tempo tem deposito de lixo junto aos postes e contêineres cheios. Os próprios empresários depositam o lixo em frente a sua loja e isto trás um aspecto negativo para o ambiente comercial”, observou a gestora de projetos do Sebrae.

Os empreendedores resolveram confeccionar um material de conscientização com informações sobre horário da coleta do lixo, contatos de entidades que fazem o recolhimento de material reciclável e explicações sobre a reciclagem. “A campanha foi lançada no dia 21 de novembro com folders e cartazes para conscientizar primeiramente os comerciantes, mas a ideia é trabalhar com moradores e com escolas que fazem parte da vida da Presidente Vargas”, salientou Julia.

A empresária Vanessa Cruz, disse que este é um trabalho coletivo dos empresários para a limpeza da Avenida e é a primeira ação para conscientização dos empreendedores e da comunidade. “A avenida é um centro comercial e também passagem de moradores de municípios da região. É um trabalho de conscientização em prol do meio ambiente para que o local seja atrativo para os consumidores”, declarou Vanessa.

Potencial da Avenida
A Avenida Presidente Vargas inicia na esquina da rua General Canabarro, no centro, e segue até a ERS 324. É uma importante ligação entre bairros e o centro do município, além de ser passagem de moradores de municípios vizinhos, como Marau e Vila Maria.  A ideia do projeto é mostrar o aglomerado comercial. “Queremos mostrar que a Presidente Vargas tem um mix de produtos grandes com preços acessíveis e facilidade de estacionamento em alguns pontos. Isto conta muito nos dias atuais. Estimular que os consumidores olhem para os outros pontos da cidade e não apenas para o centro”, disse a gestora de projetos do Sebrae.

Importância da união dos empresários
Em Passo Fundo há alguns exemplos de grupos de empresários que se reuniram para melhorar o comércio e o visual dos arredores das lojas. Um deles é a Associação Boqueirão Legal que hoje é reconhecida pelo seu trabalho no bairro Boqueirão. Ela também surgiu a partir de uma provocação do Sebrae. “As pessoas quando formam grupos param de pensar individualmente na sua loja e geram uma vantagem competitiva. Todos ganham porque aumenta o fluxo de consumidores. Estimulamos o trabalho coletivo”, enfatizou Julia.

 O sócio-gerente do Igaí Eventos, Renato Fauthñ, disse que a iniciativa beneficia fomenta o comércio e o torna mais atrativo. O grupo também está amadurecendo a ideia de uma possível associação. “Todo mundo ganha. A ideia é trabalhar em parceria com a comunidade e prefeitura e futuramente trabalhar a questão da iluminação, das lixeiras, das calçadas para deixar mais atrativo”, disse Renato.

O projeto está buscando agregar mais empresários no grupo. Os interessados podem entrar em contato com o Sebrae pelo telefone (54) 3311-3911.

Natal da Avenida Presidente Vargas
Neste ano, a Avenida Presidente Vargas ganhará sua primeira decoração natalina coletiva. Cada empresário doou uma quantia em dinheiro voluntária para a compra do tecido TNT que enfeitarão as árvores. Esta é uma primeira iniciativa e será uma decoração simples. Cada empresário também poderá incrementar com outros enfeites. “Vamos fazer a decoração de Natal simples nas árvores para gerar o trabalho coletivo e a vontade de fazer algo maior no próximo ano”, salientou a gestora do Sebrae.

Gostou? Compartilhe