OPINIÃO

Fontes em Off - 23/01/2013

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou 1,019 milhão de estudantes inscritos. As inscrições foram encerradas às 23h59  do dia 21. A primeira lista com o nome dos candidatos selecionados será divulgada nesta quinta-feira (24) e a segunda no dia 8 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá entrar na lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro. O ProUni concede bolsa de estudo integral e parcial em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Neste primeiro semestre, são oferecidas 162.329 bolsas, sendo 108.686 integrais e 53.643 parciais (cobertura de 50% da mensalidade).

Dívidas I

O percentual de famílias que não conseguirão pagar suas dívidas ou contas em atraso atingiu, em janeiro deste ano, seu menor patamar desde janeiro de 2010, quando a Confederação Nacional do Comércio (CNC) começou a fazer o monitoramento. Segundo Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada ontem pela CNC, os consumidores que não terão condições de pagar suas dívidas chegaram a 6,6% neste mês.

Dívidas II

Em dezembro de 2012, o percentual era de 7% e, em janeiro de 2012, de 6,9%. “Essa melhoria na percepção da capacidade de pagamento está muito relacionada às condições de crédito mais favoráveis, como a queda da taxa de juros e o alongamento do prazo. Isso tem favorecido para que essas dívidas tenham um peso menor no orçamento das famílias. E as famílias estão com condições mais favoráveis para renegociar dívidas antigas. Além disso, tem a questão do desemprego baixo e a renda com alta significativa”, disse a economista Marianne Hanson, da CNC.

Tabela

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) tem denunciado que a defasagem na tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) atinge 66,4%. O dado faz parte de um estudo elaborado pelo sindicato com dados da Receita Federal e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para fazer o cálculo, o Sindifisco informa que levou em consideração Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado pelo governo para estabelecer as metas de inflação. Para chegar ao resultado, o sindicato confrontou o IPCA acumulado de 1996 a 2012 (189,54%) com a correção na tabela no mesmo período (73,95%) e aplicou uma série de cálculos para obter a perda ao longo desses anos.

Grãos

Projeções do Governo Federal apontam que o crescimento da produção de grãos no Brasil nos últimos dez anos deve registrar elevação de 46,5%, o que não implica também no aumento excessivo de área, de apenas 15,7% no período. Como resultado, o índice de produtividade previsto para o país este ano de 3,46 toneladas por hectare (t/ha), se confirmado, será o maior da história – 24% maior que na safra 2002/2003. As informações têm base nos levantamentos históricos de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

 

Gostou? Compartilhe