OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Clima Junino

Os pacientes em tratamento no Instituto do Câncer Hospital São Vicente receberam uma visita para lá de animada na tarde desta quarta-feira, 28 de junho. O grupo voluntário Desenhando Sorrisos trouxe músicas típicas e a alegria dos caipiras para celebrar as festas de São João. Por onde passaram na Oncologia Adulto, Infantojuvenil e Radioterapia arrancaram sorrisos, palmas, algumas danças e cantorias dos pacientes. A iniciativa humaniza e ameniza a dor e o sofrimento em função do tratamento. Para Inajara de Souza Rodrigues, que atuou por 27 anos na área da saúde e iniciou hoje o tratamento de quimioterapia para um Carcinoma de Colon, receber esse carinho faz muita diferença. “Agora que sou paciente percebo ainda mais a importância destes gestos. A música, o carinho das pessoas nos dão força e animo para seguir no tratamento”. Assim como Inajara, Gelsi dos Santos, que há dois anos trata um Câncer de Mama, adorou a visita. “Sempre que recebemos visitas assim é uma alegria. Eles vieram várias vezes enquanto eu estava em tratamento, isso faz a diferença no nosso dia”.

Palestra

A Academia Passo-Fundense de Medicina realizou uma sessão na segunda-feira em que o professor Jaques Bacaltchuk proferiu palestra.

A sessão teve o apoio da Ameplan - Associação Médica do Planalto - e do CEPROM - Centro de Estudos dos Professores de Medicina da UPF. O palestrante é natural de Passo Fundo, mas atua em Porto Alegre. A sessão foi aberta pelo presidente Afonso Heckler e em seguida o secretário Alaour Duarte fez a leitura da ata da sessão anterior, que foi aprovada por todos. O acadêmico Osvandré Lech fez apresentação do currículo do palestrante. O Professor Jaques abordou “reflexões sobre a medicina baseada em evidências na prática médica”. Ao final da sessão o acadêmico Plácido Scussel fez a entrega de certificado ao palestrante e a presidente da APL, Dilce Corteze, fez a entrega de uma lembrança.

Enart I

O Departamento Tradicionalista do Juvenil fará a pré estréia das novas coreografias para o Enart neste domingo (02), a partir das 12h, no Parque dos Viajantes. As categorias pré mirim, mirim, juvenil e veterana vão mostrar suas danças. No almoço, será servido um saboroso carreteiro, com saladas e pães. Os ingressos já estão à venda com a patronagem pelo valor de 10 reais. O Enart (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha) é o maior evento de dança amadora da América Latina. Com mais de 30 anos de história, o concurso é realizado anualmente e é dividido em etapas regionais, inter-regionais e final. A fase regional, realizada em Marau, é conhecida como Enartinho. O evento tradicionalista ocorre nos próximos dias 8 e 9 de julho e reúne CTG’s de toda a região norte do estado.

Enart II

As categorias pré mirim, mirim, juvenil e veterana do Clube disputam o título na competição. Já a categoria adulta também participa do Enartinho, porém com objetivo de se classificar para a fase inter-regional, que ocorre em outubro, em Canoas. Caso garanta a classificação nesta fase, disputa a etapa final do encontro, que é realizada no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Segundo o instrutor de danças das categorias adulto e veterano, Alessandro Paim de Almeida, o DTJ promete fazer bonito na competição. O DTJ é um dos departamentos mais ativos do Clube. Com 23 anos de atuação conta hoje com cinco categorias, totalizando cerca de 250 dançarinos.

Capa I

A Prefeitura de Passo Fundo repassou o valor referente à primeira parcela do convênio com o Clube Amigos e Protetores dos Animais (Capa). O valor, que foi pago no dia 21 de junho, corresponde ao primeiro mês do convênio de seis meses firmado com a entidade, com total de R$ 120 mil. A parceria foi formalizada para auxiliar a entidade enquanto está sendo preparado o chamamento público, conforme prevê o Marco Regulatório do Terceiro Setor. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, a Prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente já estão trabalhando para realizar o processo do chamamento, previsto no Marco Regulatório, nos próximos meses.

Capa II

A lei que se refere ao Marco Regulatório do Terceiro Setor é a de número 13.019/2014 (alterada pela lei nº 13.204/2015), que passou a vigorar desde no início deste ano. De acordo com o que diz a lei, a partir de agora existe a necessidade colocar em prática as novas regras nas parcerias entre governo e entidades sociais, incluindo aspectos legais e operacionais sobre a nova forma de firmar contratos com o poder público. O terceiro setor compreende todas associações e entidades sem fins lucrativos que são organizadas pela sociedade civil para auxiliar o poder público em questões de cunho social, de interesse ou de necessidade social. O objetivo da alteração da lei é garantir uma fiscalização mais eficaz, ação que reverte na melhor prestação dos serviços para a população. 

Cheque Livro

O programa Cheque Livro, criado em 2014 pela Prefeitura de Passo Fundo, oportunizou o custeio de quase 600 obras no primeiro semestre deste ano. Em números gerais, são 6.364 livros adquiridos pelo programa ou pelo seu incentivo, sendo 5.571 livros custeados pelo município e outros 793 excedentes ao custeio, dados que incluem o início do programa até este último quadrimestre. Além disso, são 3.908 professores que utilizaram o programa uma ou mais vezes. 

Alerta de e-mail falso 

A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Passo Fundo informa que não envia cobranças do IPTU por e-mail aos contribuintes. Por conta disso alerta que os contribuintes que porventura tenham recebido alguma cobrança dessa natureza via e-mail que trata-se de mensagem falsa. Os contribuintes que tiverem dúvidas sobre esse tema devem procurar diretamente o atendimento da Secretaria de Finanças, presencialmente ou por telefone. O endereço é rua Antônio Araújo, 1002 (antigo prédio da Justiça do Trabalho) – próximo ao Hospital Municipal. O telefone é o (54) 3311-4222.

Gostou? Compartilhe