Prefeitura entrega óculos para alunos de cinco escolas municipais

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O programa Olhar de Criança, da Prefeitura de Passo Fundo, realizou mais um ato de entrega de óculos para os alunos da rede municipal de Educação. Desta vez, crianças de cinco escolas municipais de educação infantil (EMEIs) receberam os óculos do programa. 

Na manhã dessa segunda-feira (03), o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, realizou a entrega na EMEI Maria Elisabeth, no bairro São Cristóvão, e contou com crianças da EMEI José Antônio Falcão (São Luiz Gonzaga), Geny Araújo Rebechi (Manoel Portela), Padre Zezinho (Loteamento Umbu), Toquinho de Gente (Vila Mattos) e Vovó Nelly (Centro).

“Além de ser um momento especial com as crianças, o programa possibilita ajudar a fazer correções e melhorar a visão dos nossos alunos, que muitas vezes sofrem por não enxergarem, dificultando a aprendizagem. Todas as fases do programa, da consulta até a confecção do óculos, é totalmente gratuita, sem custos para as famílias”, destacou o prefeito Luciano.

A diretora da EMEI Maria Elisabeth, Professora Arlete Nadal, destacou     que o programa é muito importante, pois identifica as necessidades visuais de cada aluno, muitas vezes, não conhecidas pelos pais. “Temos a certeza de que, com os óculos, nossos alunos poderão melhorar e ampliar seus conhecimentos, participar mais intensamente das atividades educativas da escola, sem onerar as famílias, que muitas vezes não têm como arcar com os custos de consulta e compra de óculos”, disse.

A mãe do garoto Isaias, de 6 anos, Alessandra Aneris dos Santos, agradeceu a preocupação e a ação de prevenção da Prefeitura. “Não tínhamos notado as dificuldades visuais dele. Com a realização do exame foi constatada a necessidade do óculos. Ficamos apreensivos, mas ainda bem que a Prefeitura pode nos ajudar. A consulta foi de graça e agora estamos recebendo os óculos e ele tá muito feliz, porque veio do jeito que ele queria”, disse a mãe de Isaias, que frequenta a EMEI José Antônio Falcão.

Como funciona o programa?

Entre os objetivos do programa, estão: estabelecer uma política pública integral que garanta rastreamento precoce, diagnóstico e tratamento para déficits visuais em pré-escolares, prestar serviços de orientação, encaminhamento, diagnóstico e tratamento de doenças oculares; além de fornecer óculos às crianças participantes do projeto.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Saúde pelo telefone (54) 3316-1000. 

Gostou? Compartilhe