Passo Fundo registra dia mais frio do ano

Temperatura mínima chegou a -2,3°C e a paisagem amanheceu coberta pela geada

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Nessa terça-feira, a paisagem de diversas cidades gaúchas amanheceu tomada por uma grossa camada branca – ao contrário do que muitos esperavam, não foi a neve que modificou a paisagem, e sim uma geada de forte intensidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 27 municípios do Rio Grande do Sul registraram o dia mais frio do ano na terça-feira, e em 19 deles as temperaturas ficaram abaixo de 0°C.

Entre estes municípios, está Passo Fundo, em que a temperatura mínima chegou a -2,3°C e a máxima não passou dos 8°C durante o dia. Apesar da intensidade, essa não é a temperatura mais baixa já registrada no município neste período, de acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio. Em julho de 2000, a mínima chegou a -3,5°C, sendo esta a temperatura mais baixa dos últimos 37 anos. Em julho de 2009, a mínima também ficou um pouco abaixo da registrada neste ano: -2,8°C.

Na região Norte, Erechim, Soledade e Serafina Corrêa também registraram temperaturas negativas, no entanto, foi na Serra que os termômetros marcaram a temperatura mais baixa de todo o Estado: São José dos Ausentes registrou -4°C.  Segundo Sampaio, ainda é cedo para dizer, mas os prognósticos indicam a incidência de mais uma onda de frio semelhante em agosto. “Essa massa de origem polar que está atuando agora começa a perder força na quinta-feira à tarde, então as temperaturas vão se elevar gradativamente, mas nessa quarta-feira ainda teremos temperatura mínima negativa, de -1°C, e geada forte ao amanhecer”.

Previsão para os próximos dias

A geada continua até a sexta-feira, embora com menor intensidade. Na quinta-feira, as temperaturas devem ficar entre 4°C e 18°C. Na sexta-feira, a temperatura mínima eleva-se para 7°C e a máxima para 20°C. No sábado e no domingo, as mínimas ficam entre 10°C e 11°C e as máximas entre 22°C e 24°C. Na segunda e na terça-feira, as mínimas devem ficar em 12°C e as máximas em 25°C. Até lá, não há previsão de chuva, o que indica que o mês deve encerrar sem cumprir a média estimada de precipitação – até o momento, Passo Fundo registrou 22mm de chuva, enquanto a média histórica é de 162mm.

Confira abaixo a galeria de fotos enviadas por nossos leitores.

Gostou? Compartilhe