Bairro Integração vai receber unidade de saúde

Anuncio foi feito pelo prefeito no Programa Bairro a Bairro realizado no sábado

Por
· 2 min de leitura
O Bairro a Bairro é uma forma de estar em contato direto com a populaçãoO Bairro a Bairro é uma forma de estar em contato direto com a população
O Bairro a Bairro é uma forma de estar em contato direto com a população
Você prefere ouvir essa matéria?
A região do grande bairro Integração ganhará mais uma unidade de saúde. O anúncio foi feito durante a 41ª edição do Programa Prefeitura Bairro a Bairro, realizado nesse sábado (18), no bairro Professor Schisler. O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, autorizou a licitação para a Unidade Básica de Saúde – UBS Jaboticabal. A unidade soma-se à UBS Jerônimo Coelho, entregue ainda em 2015, e à UBS Schisler, que está em construção. Com as obras, serão três unidades para atender a comunidade de uma das maiores regiões da cidade.
 
“Hoje anunciamos aqui o resultado de mais um esforço que o município faz para capacitar a área da saúde. Toda a nossa equipe trabalhou para hoje podermos anunciar o início das obras da nova UBS do Jaboticabal, que deve iniciar no início de 2018”, afirmou Luciano.
 
A UBS Jaboticabal ficará na avenida Alvorada, s/n – bairro Integração e terá um investimento de mais de R$ 780 mil. A edificação será construída com acessibilidade universal, totalmente adaptada para pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade. O projeto contempla três consultórios médicos, um consultório odontológico para duas equipes, sala de vacinas e farmácia, entre outros ambientes. O processo vai para a Coordenadoria de Licitações e Contratos na próxima semana, e a previsão para publicação do edital é final de novembro.
 ao Centro. Agora, temos tudo aqui é só vamos para outro lugar se é necessário pelo encaminhamento. A qualidade de vida de todos nós 
Moradora há 18 anos do bairro Integração, a líder comunitária Raquel Maciel fala sobre como os investimentos mudaram o bairro. “Acho muito bom esses investimentos todos que já recebemos, principalmente na saúde. Ajuda muito a população, pois antes disso sempre precisávamos ir melhorou muito mesmo”, observou ela.
 
Com grande participação da comunidade, nesta edição o Bairro a Bairro foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dyógenes Martins Pinto – modelo que vem seguindo para diminuir os custos e atender bem a comunidade, valorizando espaços públicos do próprio bairro. A diretora da escola, Silvana Maira Rosa, agradeceu a iniciativa. “Hoje temos todos estes serviços e atividades aqui na nossa comunidade com esse programa muito especial que traz a Prefeitura até o bairro”, afirmou.
 
A comunidade acompanhou diversas apresentações artísticas, a maioria organizada pelos professores e apresentadas pelos alunos da escola anfitriã. Durante as semanas que antecederam o Bairro a Bairro, as secretarias de Obras, de Transportes e Serviços Gerais e de Segurança Pública cuidaram da limpeza, infraestrutura e mobilidade urbana. 
 
Desde 2013, a Prefeitura realizou obras de pavimentação em 135 quadras, o que representa 48% do total de quadras. Com a pavimentação já existente, isso representa que o bairro Integração está 90% pavimentado. “Aqui no setor 9 da Integração o governo municipal fez o maior investimento que essa região da cidade já recebeu. São muitas ruas que não tinha nada de estrutura e agora estão pavimentadas. Logo faremos os 10% que faltam para que todas as ruas tenham asfalto”, destacou.
 
Diálogo com a população
Com a presença de todas as secretarias municipais, a população conseguiu resolver diversos assuntos sem precisar sair do bairro. Além do Gabinete do Prefeito, um espaço para estreitar o diálogo com as pessoas que buscam soluções ou deixar sua contribuição para a cidade, diversos serviços foram oferecidos como: distribuição de mudas e sementes; serviços de assistência social e atualização do Cadastro Único; esclarecimentos sobre programas como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, entre outros; orientações de prevenção de doenças, testes rápidos e escovação para crianças; distribuição de medicamentos do Programa Farmácia Mais Perto; atendimento do Programa É o Bicho; orientações de combate à dengue; orientações sobre direitos do consumidor; corte de cabelo, manicure e massoterapia; Escolinha de Trânsito; espaço de literatura infantojuvenil e jogos educativos; e brincadeiras para as crianças.
Gostou? Compartilhe