Município recebe etapa da Copa do Mundo de Corrida de Cães

?? o primeiro evento oficial de canicross e bikejoring do país, modalidades de corrida trekking e mountain bike com cães

Por
· 2 min de leitura
Corrida acontece nos dias 8 e 9 de junhoCorrida acontece nos dias 8 e 9 de junho
Corrida acontece nos dias 8 e 9 de junho
Você prefere ouvir essa matéria?

 

Buscando contribuir com a popularização do estilo mushing, esporte ou meio de transporte de tração canina, que o município recebe neste final de semana a seletiva nacional da etapa Sul Americana da Copa do Mundo de Corrida de Cães. O evento, que terá como apoiador a Faculdade IMED, está sendo realizado de forma inédita no Brasil e tem o intuito de contribuir com a popularização do estilo de competição e integrar os atletas de diversos países. Nesse dia, também haverá a definição da Seleção Brasileira que irá disputar o mundial na Europa. A seletiva da Copa do Mundo de Canicross acontece no Petotel – Hotel Quatro Patas, e é aberta a comunidade em geral e seus cães.

 

A modalidade, que utiliza um ou mais cães para puxar bicicletas, patinetes, trenós, entre outros, é também um tipo de atividade das possíveis áreas de atuação do médico veterinário após a formação. Sendo que quem escolher por trabalhar com a especialidade da Medicina Veterinária Esportiva, irá lidar com prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões e outros problemas dos animais de alta performance. “Nossa cidade será palco desta moderna competição, onde os atletas juntam-se aos seus cães, formando equipes em busca do tempo mais rápido no circuito”, pontua o coordenador do Curso de Medicina Veterinária da IMED, Dr. Deniz Anziliero.

 

O evento tem a acreditação e reconhecimento da IFSS - Federação Internacional de Esportes com Cães de Trenó, que é a entidade oficial do esporte. “Convidamos a todos os interessados a fazer parte desse momento histórico para o esporte no Brasil, onde a cultura do mushing está despertando no no país, por meio da união das associações brasileiras e da integração com atletas de outros países”, comenta o coordenador. O evento acontece mesmo com chuva.

 

Como funciona
O processo é simples. Uma guia elástica une o cinto do condutor ao colete de tração no cachorro. Nessas provas até crianças podem participar, desde que tenham mais de sete anos e corram distâncias curtas. 


Ônibus gratuito
Um dos patrocinadores, a Malamute Canicross, fechou uma parceria com a empresa Coleurb. O transporte para os interessados em comparecer no evento será gratuito. Tanto no sábado (8), quanto no domingo (9), o embarque será às 10h no Rio Hotel. Haverá uma parada no Hotel Ibis. O retorno é às 16h. Não é autorizada a entrada dos pets no ônibus.


Tração canina
A modalidade mushing surgiu na Grã-Bretanha, no Reino Unido, como uma forma de treinamento para cães de trenó. Os treinos eram realizados durante o verão para dar condicionamento físico aos animais no inverno. Ela está inserida em competições como as Olimpíadas, e é mais popular em países que apresentam baixas temperaturas, como os países nórdicos e da América do Norte. Embora seja praticado em sua maioria na neve, o esporte teve novas modalidades desenvolvidas em terra e já está sendo praticado em diversos países do mundo.

Gostou? Compartilhe