Colégio Notre Dame completa 96 anos

Ancorado na Missão de educar com excelência pedagógica, bondade e firmeza para construir um mundo melhor, o Colégio Notre Dame Passo Fundo celebrou, na sexta-feira (07), seu 96° aniversário

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?

Sua história, recordada ao longo de toda a semana pela comunidade educa­tiva, teve início em 1923, com a vinda das primeiras missionárias da Congregação das Irmãs de Notre Dame para o Brasil. Afinal, guiadas pelos ensinamentos da mãe espiritual da Congregação, Santa Júlia Billiart, elas abraçaram o sonho de ampliar o acesso à educação, fundando internatos no interior do Rio Grande do Sul.

 

Da pequena escola primária, na qual 17 alunas recebiam as primeiras lições, até a ampla estrutura oferecida, atualmen­te, a mais de 1,8 mil estudantes, o Colégio Notre Dame fomentou a realização de incontáveis sonhos, por meio da trans­missão do conhecimento e do incentivo à vivência de valores éticos e solidários. Tão festivo quanto o impacto dos aprendizados sobre um sem-número de vidas, o aniversário foi celebrado in­tensamente, numa programação que iniciou na segunda-feira (03), quando o Hino das Escolas Notre Dame - tão pre­sente na memória de todos aqueles que fizeram parte da história do educandário - foi cantado a plenos pulmões por cen­tenas de vozes infantis. No dia seguinte, os educandos do 3° Ano do Ensino Fun­damental manifestaram seu afeto por meio de versos, nos quais descreviam as vivências afetivas e os aprendizados que marcam seus dias letivos.

 

Na quarta-feira (05), as crianças matri­culadas no segmento anterior puderam conhecer um pouco mais sobre a histó­ria das Irmãs de Notre Dame, especial­mente aquelas que abandonaram sua pátria para, após cruzar mares e desbra­var o interior do Brasil, instalarem-se em Passo Fundo. No mesmo dia, os edu­candos do 4' Ano do Ensino Fundamen­tal expressaram seu afeto pelo Colégio ao reunirem-se no pátio do educandário e, lado a lado, formarem o desenho de um coração.

 

Já na sexta-feira (07), as comemora­ções integraram uma oração em agra­decimento pelos 96 anos história e uma celebração religiosa, da qual participa­ram os estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental. Além disso, nos intervalos das aulas, educandos e educadores sabo­rearam sonhos - doce que, para a comu­nidade educativa, simboliza a passagem de mais um ano, resgatando o princípio da trajetória educacional.

 

As crianças matriculadas na Educa­ção Infantil também celebraram a data, cantando os parabéns ao educandário. As festividades, contudo, prosseguem neste sábado (08), com a realização da Festa Junina da instituição de ensino -aberta ao público e iniciada a partir das 12h3Omin.

Gostou? Compartilhe