OPINIÃO

Ponto de vista

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Não é de hoje que rodovias da região do Alto Uruguai gaúcho são utilizadas como rota de tráfego de drogas. A recente apreensão de 600 quilos de maconha no intervalo de cinco dias na BR-480 em Erechim, e RS-406 em Trindade do Sul, é um sinal de alerta. O trabalho conjunto da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Civil e Brigada Militar nas duas ações resultou na prisão de sete pessoas.

 

I I

A maior parte da droga com destino a região metropolitana de Porto Alegre entra no país pelas fronteiras da Bolívia e Paraguai. Do mesmo modo para cidades polos como Erechim, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas. A ação sistemática dos órgãos de segurança nos centros maiores tem levado as facções para o interior. Além de facilitar o transporte, o fracionamento e a distribuição, estas localidades são menos visadas.

 

I I I

Como na ação ocorrida entre os dias 17 e 21 de junho que resultou na apreensão de mais de meia tonelada de entorpecente outras estão programadas ou em curso. Por motivos óbvios as datas e locais não são informados. Além da RS-135, estão na mira a BR-153 (Erechim – Concórdia), RSC-480 (Barão de Cotegipe – Goio-En), RS-420 (Aratiba – Itá), RS-406 (Goio-En – Nonoai), e RST-470 (Barracão – Campos Novos).

 

Curtas:

# Parceria firmada entre os governos dos municípios de Floriano Peixoto e Centenário resultou na construção de uma nova ponte, obra determinante para o desenvolvimento econômico.

# Na manhã desábado (29) os prefeitos anfitriões Orlei Giaretta (MDB) e Hilário José Kolassa (PT), juntamente com autoridades locais e convidados, participaram da inauguração da obra.

# A solenidade foirealizada as 9h30min e contou com as presenças de representantes dos Palácios Piratini e Farroupilha.

# A Cooperativa Regional de Eletrificação do Alto Uruguai (Creral) está comemorando 50 anos de sua fundação.

# Para celebrar a efeméride a cooperativa presidida por Alderi do Prado vai reunir seus associados e convidados no CTG Sentinela da Querência, em Erechim, na manhã do dia 23 de julho.

# Dez projetos de lei enviados pelo executivo, um pedido de providência, uma indicação e uma moção entraram na puta da sessão realizada na noite de quinta-feira (27) na Câmara de Getúlio Vargas.

# Um dos projetos dispõe sobre os procedimentos para a participação, a proteção e a defesa dos direitos do usuário de serviços públicos do Poder Executivo que trata a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017.

# Em vigor há exatos dois anos a Lei assinada pelo ex presidente interino dispõe que o usuário tem direito à adequada prestação dos serviços, devendo os agentes observar o respeito, acessibilidade e cortesia.

# E ainda: atendimento por ordem de chegada; igualdade no tratamento aos usuários; autenticação de documentos pelo próprio agente público, à vista dos originais apresentados pelo usuário, entre outros.

# Outro projeto, assinado na segunda-feira (24), solicita ao legislativo autorização para que o município firme convênio com o Instituto de Previdência do Estado (IPE) para reabertura do escritório local.

 

Dito & Feito:

Na quarta-feira (26), Alencar Loch passou o comando da Coordenadoria Regional do PDT Leonel Brizola ao vereador André Jucoski, de Erechim. Nos dez anos em que esteve a frente dos trabalhos o PDT praticamente triplicou sua presença no Alto Uruguai. O PDT conta atualmente com 35 vereadores, seis vice-prefeitos e três prefeitos na região.

Gostou? Compartilhe