Fogo Simbólico marca início da Semana da Pátria

Desfile das entidades acontece no próximo sábado, na Sete de Setembro

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?

A Centelha do Fogo Simbólico, marco inicial dos Festejos Farroupilhas transformou-se, a partir da fusão com a Chama Crioula. A solenidade, que marca a abertura da Semana da Pátria, ocorreu na manhã de domingo (1º/09), no Altar da Pátria, localizado no Parque da Gare. 

 

Durante o evento, o Projeto Música na Praça realizou apresentações, bem como houve a retirada da Centelha do Fogo Simbólico para fusão com a Chama Crioula, marcando o início das festividades da Semana Farroupilha. Conforme destaca o Presidente da Liga de Defesa Nacional, Gilmar Teixeira Lopes a recepção ao fogo, simboliza o marco inicial das festividades farroupilhas, sendo o “momento de prestigiar e demonstrar o nosso amor ao Brasil, a bandeira e ao nosso Estado”.


Relembrando que há exatos setes dias a Chama Crioula está a iluminar a noite passo-fundense. O grupo tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio realizou a condução por 265 quilômetros, desde a cidade de Tenente Portela.


De acordo com o secretário de Cultura, Henrique Fonseca, as festividades representam a honra à pátria e aos costumes gaúchos. “Seguimos com a guarda do fogo simbólico no Altar da Pátria e nos preparamos para o Desfile de 7 de Setembro”.


A abertura da Semana Farroupilha está marcada para o domingo (08/09), no CTG Lalau Miranda, sendo que as atividades acontecem até o dia 20 de setembro, entre elas: o Desfile dos Cavaleiros e a Mostra da Cultura Gaúcha, que este ano traz como tema a vida e obra do tradicionalista gaúcho, Paixão Côrtes, falecido em agosto de 2018.  

 

Temática das Festividades Farroupilhas

Neste ano o tema nacional das Festividades Farroupilhas é a bandeira brasileira, considerada o maior símbolo da pátria, assim como o tema regional é o Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osório. No âmbito municipal, são homenageadas escolas, entidades e instituições: 65 Anos do Instituto Histórico de Passo Fundo, 70 Anos Bombeiro Militar, 50 Anos Rádio Planalto, 30 Anos da EMEF Etelvina Rocha Duro, 90 Anos da Escola Estadual de Ensino Médio Nicolau de Araújo Vergueiro, 80 Anos do Rotary Clube Passo Fundo e 40 anos Escola Estadual de Educação Básica Monteiro Lobato.

 


Confira a programação do tradicional desfile de 7 de setembro:
08h - Assume a Guarda da Pira representação do Exército Brasileiro
08h15min - Revista às tropas pelo Cel. Ricardo Alex Hofmann, Comandante do CRPO-Planalto e por Gilmar Teixeira Lopes, Presidente da Liga da Defesa Nacional
08h30min - Início do Desfile da Pátria
17h – Extinção do Fogo Simbólico

 

 

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe