Dia D para discutir a BNCC

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Organizado em cinco escolas polo o Dia D dedicado ao estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aconteceu nesta quarta-feira (13) em Passo Fundo. Este é i quarto Dia D da rede municipal no ano, conforme diretrizes do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é reorganizar os planos de estudos das componentes curriculares que entrarão em vigor durante o ano letivo de 2020.

A construção do Documento Orientador do Território Municipal de Passo Fundo está sendo feita a partir da BNCC e Referencial Curricular Gaúcho. Participaram deste processo as redes municipal, estadual e privada. A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Os polos foram divididos pelas áreas de conhecimento:
- EMEF Eloy Pinheiro Machado: 1º e 2º anos – APOIAR Sala de Recursos (todos envolvidos no trabalho de alfabetização).
- EMEF Padre José de Anchieta: 3º, 4º e 5º anos.
- EMEF Senador Pasqualini: Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Física, Artes e Música).
- EMEF Romana Gobbi: Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza
- EMEF Etelvina Rocha Duro: Ciências Humanas (Geografia, Filosofia, História) e Ensino Religioso.

O grupo de Ciências Humanas também participou pela manhã da atividade referente ao livro “Passo Fundo das Missões”, no Teatro Municipal Múcio de Castro.

“O trabalho contou com uma organização prévia de currículo anual, em que cada componente curricular ou etapa de ensino está sendo organizada junto com os colegas da rede, que trabalham as habilidades que são importantes desenvolver no decorrer de cada trimestre, considerando as planilhas do Documento Orientador do Território Municipal de Passo Fundo”, explica o coordenador de Educação, Leocir Thomé.

As escolas de educação infantil estão trabalhando cada uma na sua escola, realizando as atualizações do Projeto Político Pedagógico, também levando em conta a BNCC. “Até a publicação da BNCC não se tinha um documento oficial a nível nacional que orientasse o que deveria ser trabalhado nesta etapa. A BNCC trouxe esta novidade para a educação infantil também: o Documento Orientador do Território Municipal de Passo Fundo também inclui a Educação Infantil”,  afirma Leocir.

Gostou? Compartilhe