Álcool em gel e informação nos coletivos urbanos

Codepas, Coleurb e Transpasso seguem orientações municipais para evitar a disseminação do vírus

Por
· 2 min de leitura
Veículos da Coleurb passam por limpeza especial antes de irem para as ruasVeículos da Coleurb passam por limpeza especial antes de irem para as ruas
Veículos da Coleurb passam por limpeza especial antes de irem para as ruas
Você prefere ouvir essa matéria?


Diante da pandemia do novo coronavírus, a principal empresa de transporte coletivo de Passo Fundo, a Coleurb, divulgou, por meio de nota, algumas ações que está adotando para minimizar a disseminação do vírus. As medidas são baseadas em recomendações elaboradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e seguidas pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

A empresa passou a disponibilizar recipientes com álcool em gel em todos os ônibus e intensificou a higienização e limpeza dos balaústres (peças plásticas) e pega-mãos com mais frequência no decorrer do dia, sempre que possível, e também na garagem. Além disso, aconselha-se manter as janelas abertas.
A empresa também está entregando, desde fevereiro, diariamente álcool em gel para os colaboradores. Desde ontem (17/03), a Coleurb passou a distribuir junto do ácool em gel fôlders explicativos sobre os sintomas e as formas de proteção. As informações também estão em cartazes fixados nos ônibus.

Como medida interna, a Coleurb está antecipando a vacinação contra a gripe com desconto para os colaboradores e com um valor mais acessível para os dependentes. De acordo com a empresa, apesar de não ter ação contra o coronavírus, a vacina auxilia no diagnóstico da nova doença e evita complicações no quadro de saúde. A aplicação da dose será no começo de abril.

Codepas

A empresa Codepas também instalou nos ônibus dispensers de álcool gel e está realizando a higienização interna dos veículos antes da saída de manhã e no decorrer da tarde. O Diretor Administrativo-Financeiro, Degnor Pimentel Reis, afirma que a empresa pretende intensificar a higienização e que foram adquiridos produtos virucidas, que ajudam a eliminar o vírus do ambiente.
As orientações para os passageiros são as mesmas medidas aconselhadas a nível internacional. “Quem estiver com qualquer tipo de sintoma que evite o transporte público”, aconselha o diretor da Codepas. Ele explica que quem estiver com sintomas e utilize o transporte deve usar a máscara. A Codepas também está orientando que os colaboradores do transporte público, dos estacionamentos rotativos e da coleta de resíduos sigam as medidas de seguranças.

ônibus extras
A empresa também colocará dois ônibus nos horários de pico das linhas com maior fluxo de pessoas. Eles passarão em um intervalo de poucos minutos. “O objetivo é minimizar o número de usuários dentro do ônibus, evitando a superlotação”, explica Degnor. Ele orienta que os passageiros acompanhem o site (codepas.com.br/site/) para atualizações.

Transpasso

A Transpasso também está instalando nos ônibus recepientes com álcool em gel, no entando, a gerente administrativa, Alessandra Wolffenbuttel, afirma que a empresa está tendo dificuldades em encontrar o produto. A Transpasso também está realizando a limpeza do ônibus com álcool ao longo do dia e irá instalar cartazes de orientação no transporte. Além disso, está realizando falas orientativas para os colaboradores e fornecendoálcool em gel no começo da manhã para todos os funcionários. “A gente conta que cada um faça a sua parte”, destaca a gerente.

Decreto Municipal

A maioria das medidas adotadas pelas empresas segue o decreto Nº 29/2020, da segunda-feira (16/03) determinou: “Que empresas e atividades que recebam acesso público, que exploram o serviço de transporte coletivo de passageiros, assim como táxis, lotações, serviços por aplicativo, vans escolares e de transporte com acesso ao público, adotem medidas imediatas de prevenção e informação, em especial a higienização, desinfecção, orientação aos trabalhadores e disponibilização de álcool gel acessível aos usuários”.

Gostou? Compartilhe