Unidade da JBS retoma atividades a partir de hoje

Funcionários foram imunizados e passaram por testes

Por
· 2 min de leitura
Divulgação/ON Divulgação/ON
Divulgação/ON
Você prefere ouvir essa matéria?

A unidade da JBS de Passo Fundo retoma as atividades nesta quarta-feira, após 24 dias  de interdição. A autorização de reabertura foi obtida durante audiência na segunda-feira, com um efeito suspensivo através de recurso no Tribunal Superior do Trabalho. O frigorífico estava interditado por decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.

De acordo com a assessoria de comunicação da empresa, ontem os  colaboradore foram recebidos na unidade em turnos e com rigorosos cuidados de distanciamento. Eles chegaram  de ônibus, com metade da capacidade, sentados de forma escalonada e em acentos pré-estabelecidos. Todos foram imunizados com a vacina H1N1, passaram por treinamento de segurança e de distanciamento e ainda por um rigoroso processo de triagem de saúde. Aqueles com sintomas de covid-19 foram testados e somente os funcionários aptos e em plenas condições de saúde serão autorizados a retornar ao trabalho nesta quarta-feira.

A interdição da unidade no municipio ocorreu em 24 de abril, após fiscalização da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho. O estabelecimento foi identificado como foco de coronavírus. Na oportunidade, 19 trabalhadores testaram positivo. Familiares de funcionários também morreram de covid-19. A direção recorreu da decisão e conseguiu autorização do juiz Luciano Ricardo Cembranel, da 2ª Vara do Trabalho de Passo Fundo, para retomar as atividades, cumprindo com uma série de medidas. A reabertura seria  no 9 de maio, mas acabou não ocorrendo em razão de uma segunda interdição, desta vez pela prefeitura no período de 15 dias. Além disso, a decisão da Justiça do Trabalho também  acabou sendo cassada. 

A Vigilância em Saúde do Município entendeu que foram desrespeitadas regras sanitárias e epidemiológicas. Ainda no entendimento da Vigilância, a empresa deveria providenciar monitoramento de todos os trabalhadores afastados, o que não teria ocorrido. O Ministério Público do Trabalho chegou a contabilizar pelo menos 62 funcionários positivados para a Covid-19. 

Protesto

Preocupados com a perda dos empregos, funcionários e terceirizados da empresa se mobilizaram e realizaram uma carreata no dia 11 de abril em Passo Fundo pedindo pela abertura da unidade. 

Três dias depois, a prefeitura,  com base nas análises técnicas da defesa apresentada pelo frigorífico, retirou o decretou autorizando a abertura mediante "condições severas de controle". Segundo a Prefeitura de Passo Fundo, a autorização para a retomada do funcionamento se deu após a identificação das falhas apontadas no auto de interdição serem cumpridas depois do termo judicial que proibiu o frigorífico de manter os trabalhadores operando as jornadas de trabalho.

com a retirada do decreto e com o efeito suspensivo obtido na segunda-feira, a unidade está autorizada para retomar os trabalhos. 

O que diz a empresa 

Desde o início das ações de combate a propagação do COVIT-19, a JBS vem adotando as medidas sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir a saúde, o bem estar e segurança de todos os colaboradores, fornecedores e clientes. buscando aperfeiçoar seus protocolos de controle, distanciamento, saneamento e limpeza de toda a empresa, implementamos rígidas medidas para evitar a propagação do vírus. Na unidade de Passo Fundo, as medidas também seguem as orientações dos órgãos de saúde e do Hospital Albert Einstein, além de especialistas médicos contratados pela empresa para apoiar na implantação de um protocolo robusto e necessário para proteção dos seus colaboradores.

A JBS é o que mais tem interesse em garantir o funcionamento da unidade, os empregos o relacionamento com os fornecedores e integrados. A unidade de Passo Fundo soma mais de 35 anos de história com a comunidade da região. Somente nessa fábrica, a JBS emprega mais de 2.600 pessoas, além de 600 produtores integrados e diariamente processa 320 mil aves.

Gostou? Compartilhe