HSVP completa 102 anos com o desafio de enfrentar uma pandemia

Hospital foi criado para enfrentar a Gripe Espanhola em 1918

Por
· 2 min de leitura
Foto: Assessoria de Comunicação HSVPFoto: Assessoria de Comunicação HSVP
Foto: Assessoria de Comunicação HSVP
Você prefere ouvir essa matéria?

Era 1918 e os jornais orientavam as pessoas a evitar aglomerações, usar máscaras e redobrar o cuidado com a higiene, isto tudo, para bloquear a disseminação da Influenza Espanhola ou Gripe Espanhola como ficou conhecida a pandemia naquele ano. Em Passo Fundo a doença também acometeu a população, e principalmente os pobres estavam sofrendo com a situação, pois, não tinham onde buscar ajuda e tratamento. Diante disso, O Pe. Rafael Iop, os católicos Vicentinos e as Zeladoras do Apostolado da Oração, fundaram um Hospital, para atender e abrigar estes doentes. Em um pavilhão abandonado, uma enfermaria feminina e uma masculina foram criadas e naquele ano, 76 doentes acometidos pela pandemia foram atendidos, sendo que destes, faleceram 11 adultos e 4 crianças. “Na fundação do Hospital, a história nos conta que foi locado um pavilhão antigo, abandonado, e ali foi estruturado e montado um Hospital com a força e coragem daquelas pessoas, sem dinheiro, e o atendimento feito inclusive pelos próprios vicentinos, pelas irmãs do Apostolado da Oração, que prestavam serviço como se fossem enfermeiras e enfermeiros, e buscavam na região doações, os recursos para manter a estrutura”, relata o presidente do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, José Miguel Rodrigues da Silva.

A Instituição fundada em 24 junho de 1918, em meio a um momento de extrema necessidade e desafios, tornou-se referência e o maior hospital do interior do Rio Grande do Sul. Hoje, pouco mais de um século depois tem novamente uma pandemia a ser vencida. “Hoje, ao enfrentarmos novamente uma Pandemia, precisamos olhar para a coragem daqueles que construíram esta casa de saúde, no exemplo que nos deixaram”, enaltece José Miguel, pontuando que “Diretoria, administradores, médicos e colaboradores, uniram-se, para montar uma estrutura e prontamente atender a todos”.

Um novo vírus, mais um desafio na história

Até o momento, 1672 pessoas buscaram atendimento no HSVP, com sinais ou sintomas da Covid, sendo 452 positivas para a doença. Para o atendimento dos pacientes com suspeita ou confirmados de Coronavírus, o Hospital possui 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, três leitos de UTI Pediátrica e três leitos de UTI Neonatal. Ainda, são 66 leitos clínicos com a possibilidade de ampliação caso haja necessidade. O fluxo de atendimento foi organizado e preparado para que, os pacientes suspeitos e ou confirmados não tenham contato com os outros pacientes que precisam de atendimento.

Além disso, a Instituição se organizou em relação aos EPI’s. Através de iniciativas próprias e de várias parcerias externas, voluntárias com empresários, pessoas físicas, Ministérios Público do Trabalho e Federal e da Universidade de Passo Fundo, buscou matéria-prima e está confeccionando máscaras cirúrgicas e aventais.

Profissionais da saúde fazendo história

O HSVP conta com quase quatro mil colaboradores. Para o cuidado com estes profissionais, essenciais, a instituição montou um Ambulatório Clínico, que funciona 24h, onde ao sinal de sintomas os colaboradores buscam atendimento, além de um Ambulatório de Escuta Psicológica. “São os colaboradores que fazem a história do Hospital. Foi a coragem das pessoas que permitiu a fundação da instituição e essa mesma coragem, vemos presentes nos profissionais que encaram a pandemia”, enaltece o presidente.  

O Hospital São Vicente de Paulo chega aos seus 102 anos com mais de 63 mil m² de área construída, duas Unidades, 695 leitos e 800 médicos no Corpo Clínico. Em 2019, o Hospital internou 35.766 pacientes nas duas Unidades, realizou 42.391 procedimentos cirúrgicos e 48.634 atendimentos na Emergência. “Nós queremos parabenizar a todos e fazer memória aqueles que por aqui passaram e prestaram tão qualificados serviços para o bem do Hospital e da comunidade. Parabéns a comunidade de Passo Fundo, Sociedade Vicentina e aos que estão conosco hoje, comemorando mais um ano na vida do nosso Hospital", Em especial, o presidente parabenizou os colaboradores.

Fonte: Assessoria de Comunicação HSVP

Gostou? Compartilhe