Creati oferece Yoga on-line para pessoas a partir de 50 anos

Prática promove a saúde física, autoconhecimento e equilíbrio. Aulas ocorrem gratuitamente por meio de transmissão no Facebook

Por
· 2 min de leitura
Foto: Arquivo/UPFFoto: Arquivo/UPF
Foto: Arquivo/UPF

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Como manter a saúde física e emocional em tempos de pandemia? O Centro de Referência e Atenção ao Idoso (Creati) da Universidade de Passo Fundo (UPF) visa levar qualidade de vida e longevidade para grupos de terceira idade com oficinas de cuidado ao idoso. Nesse momento de pandemia, o Creati se reinventa auxiliando com aulas on-line os alunos que agora praticam suas atividades no conforto de seus lares, criando uma disciplina e rotina de práticas de saúde. Dessa forma, o Centro segue contribuindo com a vida dos alunos e de um novo público que vai se conectando por meio das redes sociais, tendo oficinas como ginástica postural, funcional, pilates, dança e agora de Yoga e meditação.

De acordo com o coordenador do Creati, Diego Piva, as atividades são uma forma de levar um alento aos idosos nesta fase tão desafiadora. “O Yoga é uma filosofia e prática de união do corpo, da mente e da alma, prática de unidade, integrando uma consciência individual à uma consciência Universal e Divina. Ele nos auxilia a irmos vencendo estados de sofrimento e dor, vencer o caos do mundo que sempre vai envolver o ser humano em grandes desafios”, destaca.

A prática promove além da saúde física, o autoconhecimento e o equilíbrio. “Ele é importante para conhecermos a nós mesmos, irmos vencendo as armadilhas da mente, nos fortalecendo para vencer um mundo que produz muita doença e pouca saúde”, afirma.

Aliado da saúde

O Yoga além de ser uma ferramenta de autoconhecimento e fortalecimento da mente, cuida da saúde de forma integral. Segundo a professora de Yoga Taise Lourenço, nas posturas de Yoga é realizado uma massagem interna nos órgãos, ativando a função de cada um e do sistema do corpo, melhorando o funcionamento dos intestinos, rins, fígado, circulação sanguínea. O exercício também realiza uma purificação, ativando as glândulas do organismo que são responsáveis pelo equilíbrio emocional, fortalecendo o sistema imunológico, levando hormônios do bem-estar para todo o corpo e mente, acalmando as ondas cerebrais, trazendo mais foco, concentração e tranquilidade.

O período atual provoca ansiedade em grande parte da população, além disso, o ritmo acelerado de trabalho tem produzido uma sociedade cada vez mais doente. Segundo a professora, talvez esta pandemia seja um dos maiores desafios passados pela sociedade, o que pode ser um momento para a busca de novos caminhos de vida. “Nestes tempos caóticos onde toda esta crise de saúde, está gerando desdobramentos de outras crises, como financeira, e indo a um ponto, onde começamos a entrar em uma crise mental e emocional, na qual nos sentimos frágeis e vulneráveis, práticas como a Yoga fortalecem o ânimo, para seguirmos e encontrarmos aprendizados dentro dos desafios que o mundo nos coloca”, explicou Taise.

Estilo de vida

Encontrar neste momento uma oportunidade de transformação, de reflexão e de correção para seguir para um caminho mais digno, equilibrado e verdadeiro é a oportunidade que muitas pessoas têm buscado. Segundo Taise, o Yoga dá um novo estilo de vida, auxiliando a vencer os maiores desafios percorridos na jornada humana. “Muitos alunos relatam iniciar Yoga e meditação como um caminho para a cura de ansiedade, síndrome do pânico, depressão, insônia, câncer, obesidade, problemas de coluna, quando passam por mudanças e perdas bruscas, como morte de entes queridos, separações, perda de emprego. O Yoga se torna uma ferramenta além de física, terapêutica, dando um suporte para transcender o sofrimento e encontrar a paz, alegria e o verdadeiro sentido da vida”, comenta.

Faça parte do Creati

Pessoas a partir de 50 anos podem participar das aulas on-line de Yoga. Pessoas de outras cidades e de outros estados também podem integrar o grupo.

As aulas de Yoga ocorrem a partir das 9h nas terças-feiras e estão disponíveis por meio de transmissão no Facebook do Creati. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 98432-7166.


Gostou? Compartilhe