Atividades digitais para a terceira idade

A programação será transmitida através do Facebook dos organizadores do evento, o Clube Caixeiral Campestre e Clube Juvenil de Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Lucas Marques / ON Lucas Marques / ON
Lucas Marques / ON

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Se boa parte da população já retorna à normalidade em suas vidas, ainda que adotando as restrições de segurança impostas pela pandemia do novo coronavírus, isso não é percebido em meio a terceira idade. Por serem do grupo de risco da doença, os idosos continuam com as limitações e cuidados desde o início da pandemia. É neste contexto que dois clubes sociais de Passo Fundo se uniram e, para celebrar o Dia do Idoso, que ocorrerá nesta quinta-feira (1), estarão realizando, ao longo desta semana, atividades especiais para a terceira idade.

A 1ª Semana do Idoso Interclubes Virtual está sendo organizada pelo Clube Recreativo Juvenil e Clube Caixeiral Campestre de Passo Fundo. A programação será diversa e visa proporcionar saúde e bem-estar aos idosos e demais participantes das atividades. O evento está sendo transmitido através das páginas dos clubes no Facebook. Conforme o Assessor de Marketing e Comunicação do Clube Juvenil, Luiz Carlos Medeiros, a união de forças entre os clubes foi importante. “Nossa proposta é atingir o maior número possível de alunos nos eventos, para que a gente consiga levar uma aula boa, com informações de qualidade e com segurança para a casa de cada um”, explica Medeiros.

Palestra

As atividades tiveram início nessa segunda-feira (28), com uma aula de ginástica voltada para a terceira idade, ministrada pelas professoras Bruna da Silva, do Caixeiral Campestre, e Iara Soares, do Clube Juvenil. Na terça e quarta-feira, também serão realizadas aulas de ginástica e atividades físicas, tanto com o professor Gustavo Maias, quanto por Bruna. A saúde entra em pauta na quinta, data em que será feita uma palestra com as nutricionistas, Vandressa Bristot e Jane Bonamigo. A palestra tem como temática “Mitos e verdades sobre a alimentação”. Por fim, na sexta, a programação volta-se ao lazer dos participantes e contará com diversas atrações, como uma mateada digital, sorteio de brindes e apresentações artísticas, com performances do músico, Jonas Gloeckner Pereira, e de membros do Departamento Tradicionalista do Juvenil (DTJ). Em todos os dias, a programação terá início às 14h30.

Rotina alterada

Para Bruna da Silva, professora de diversas atividades no Caixeiral Campestre, tais como hidroginástica e natação, este evento possui uma grande importância para a terceira idade em questões físicas. “É importante que eles não parem de fazer atividades físicas, mesmo em casa. Realizando-as, eles estão estimulando o sistema respiratório e linfático”, aponta a profissional. Para a professora do Crejuti, Iara Soares, as mudanças na rotina da terceira idade, causadas pelo isolamento social, contribuíram para mudanças na qualidade de vida. “A falta de fazer uma caminhada, ir na academia, na piscina, no clube, diminuiu a atividade do corpo e vem o debilitando”, comenta.

Os fatores físicos, porém, não são os únicos a serem considerados no momento de realizar atividades como essas. Também há a questão da inclusão digital do idoso com a tecnologia e o ambiente online. De acordo com Bruna da Silva, o evento é muito relevante para a socialização deles, além da interação e maior convívio na sociedade, através de plataformas digitais. Segundo Iara, as dificuldades estão presentes, mas aos poucos o departamento orienta seus alunos neste ambiente. “É uma questão de você ter acesso ao celular, entender o celular. Se para nós fica difícil, imagina para a terceira idade. Mas tem um bom público nos acompanhando. No momento da live, a gente compartilha nos nossos grupos e já explicamos como entrar”, indica.

Juntamente à inclusão digital, a interação entre os professores que estiverem ministrando as atividades e os participantes é um dos focos dos organizadores. “Queremos algo bem conectado a eles”, reitera Luiz Carlos Medeiros. “Você fazendo uma live, você interage mais. O grupo quer ter a gente presente, sentir esse calor”, conclui Iara Soares.


Confira a 1ª Semana do Idoso Interclubes Virtual através dos links abaixo:

facebook.com/clubejuvenilpf

facebook.com/clube.caixeiralcampestre

Gostou? Compartilhe