Conecta UPF apoia empresa com soluções para medições inteligentes

Universidade de Passo Fundo ampara projetos e auxilia no desenvolvimento de empresas de base tecnológica por meio da Rede de Inovação Conecta UPF

Por
· 2 min de leitura
Empresa desenvolve dispositivos que monitoram o consumo de água (Foto: Jéssica França)Empresa desenvolve dispositivos que monitoram o consumo de água (Foto: Jéssica França)
Empresa desenvolve dispositivos que monitoram o consumo de água (Foto: Jéssica França)
Você prefere ouvir essa matéria?

“Inovação é importante porque nos faz questionar métodos tradicionais de resolver problemas”. É com essa visão que, há quatro anos, Mariana Bier e Ricardo Schleder Tozetto decidiram empreender criando a OPTIM. A empresa é apoiada pela Rede de Inovação Conecta UPF, ingressando no Parque Científico e Tecnológico em janeiro de 2016.

A partir de uma ideia inovadora, a dupla uniu forças para desenvolver soluções para medições de recursos hídricos. “Eu que cuido da parte de gestão e novos negócios e o Ricardo é o engenheiro responsável pelo desenvolvimento dos produtos e tecnologia. A ideia de criar a OPTIM surgiu em 2016, quando vimos o edital de incubação do Parque Tecnológico e vislumbramos uma oportunidade de trabalhar com inovação aberta, oferecendo serviço de P&D de novos produtos para outras empresas”, conta Mariana.

A Rede de Inovação Conecta UPF atua como precursora da inovação, colaborando para a criação e consolidação de um ecossistema institucional e regional de inovação. “A experiência de estar no Parque é estratégica e fundamental para empresas que trabalham com base tecnológica. Pois aqui temos acesso a laboratórios da Universidade e também facilita a participação em alguns editais de fomento à inovação, que exigem que a empresa tenha relação com alguma ICT”, explicou Mariana.


Inovação e mercado

A todo momento surgem novas soluções de inovação e tecnologia, porém muitos empreendedores e empresas enfrentam dificuldades para que esses produtos e serviços cheguem ao mercado. Com isso, a Conecta UPF se destaca pelo auxílio a empreendedores e empresas. “Não é difícil inovar. O difícil é fazer com que a tua inovação chegue ao mercado, diante de todas as burocracias e custos envolvidos”, comenta Mariana.


Soluções para uso eficiente da água

Desenvolvendo uma plataforma inovadora, a OPTIM oferece o serviço de monitoramento em tempo real de consumo, pressão e nível, contribuindo para a redução de perdas hídricas. “Hoje comercializamos soluções que contribuem para o uso eficiente de recursos naturais, tanto na cidade, quanto no campo. São dispositivos que monitoram em tempo real o consumo de água, quantidade de chuva, umidade do solo, condições climáticas, e todos esses dados são analisados pelos nossos algoritmos, auxiliando na tomada de decisões”, destacou Mariana.


Conecta UPF

A Rede de Inovação Conecta UPF é composta pela Agência de Inovação, pelo Parque Científico e Tecnológico, pela Incubadora de Empresas e pela Rede Analítica. Atualmente, a Conecta UPF conta com 11 empresas residentes, 11 empresas incubadas e 4 empreendedores pré-incubados. Em 5 anos de atividades da incubadora de empresas, já foram 26 as empresas graduadas. No período 2019-2020, foram realizados 25 projetos colaborativos com empresas, voltados para a realização de pesquisa em parceria. Além disso, a Conecta UPF contribuiu para que 60 softwares fossem registrados, 29 patentes depositadas e 4 cultivares protegidos. O Parque Científico e Tecnológico foi inaugurado em 2013 e, atualmente, conta com uma infraestrutura com mais de 4.000 m² de área construída, dedicada a acolher empresas inovadoras e de base tecnológica. 

Gostou? Compartilhe