UPF oferece para diversos cursos na área de Educação e Humanidades

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece projetos pedagógicos renovados em 2021. O Sense UPF, nova identidade de ensino da Instituição, representa essa inovação curricular dos cursos de graduação, com uma formação mais flexível e integrada. Os cursos foram agrupados em áreas afins: Ciências Sociais Aplicadas; Artes e Comunicação; Engenharias; Tecnologia da Informação; Ciências Agrárias; Educação e Humanidades; e Saúde e Bem-Estar.  


Educação e Humanidades

- Artes Visuais (B) e Artes Visuais (L): Os cursos de bacharelado e de licenciatura oferecem a opção para o estudante de cursar de forma integrada as disciplinas didáticas de ambos os cursos, recebendo duas certificações, como Licenciado e Bacharel em Artes Visuais. Os cursos também oferecem a certificação em História da Arte. A formação oferece ao aluno uma qualificação diferenciada e essencial para o artista pesquisador e o professor artista. 


- Ciências Biológicas (B) e Ciências Biológicas (L): O curso de Ciências Biológicas bacharelado tem um novo currículo com ênfase em duas áreas de atuação: Meio Ambiente e Biodiversidade e Saúde. Já o curso de Ciências Biológicas licenciatura prepara professores com excelente formação pedagógica e sólidos conhecimentos teórico-práticos sobre a diversidade dos seres vivos, sua organização e suas relações com o ambiente. Ambos os cursos oferecem diversas aulas práticas, visitas técnicas e viagens de estudos. 


- Educação Física: O curso oferece uma formação de alta qualidade, voltada às necessidades de seu campo de trabalho, aumentando consideravelmente a sua colocação nos melhores postos de trabalho, com aulas práticas, infraestrutura necessária e profissionais qualificados. A partir do Vestibular 2021/01, os estudantes ingressarão no curso de Educação Física. Após quatro semestres (2 anos), os alunos terão que optar por cursar Licenciatura ou Bacharelado. 


- Física (L): É um curso que aborda os ramos da Física como astronomia, mecânica, eletricidade e física moderna, por meio de atividades teóricas e práticas, contando com uma estrutura de diversos laboratórios e equipamentos. 


- Filosofia (B) e Filosofia (L): Os cursos são voltados à formação de profissionais dinâmicos, que possam pesquisar e aplicar os conhecimentos filosóficos em questões atuais em diferentes áreas de atuação. Possui um grupo de professores doutores altamente qualificado e uma infraestrutura adequada ao desenvolvimento das diversas atividades demandadas para uma formação superior de qualidade. O licenciado em Filosofia está apto a atuar sobretudo no ensino e na gestão da educação básica. O bacharel em filosofia é requerido em comitês de ética em empresas e hospitais, conselhos editoriais, rádio, TV Educativa, ONGs, entre outras oportunidades. 


- Geografia (L): O curso compreende a formação de docente para o ensino básico (fundamental e médio) de Geografia, por meio de uma matriz curricular sólida e moderna. Propõe disciplinas que englobam: conhecimentos científicos, educacionais e pedagógicos, que fundamentam a educação e suas articulações com os sistemas, escolas e práticas educacionais; conteúdo específicos da área, que atendem o domínio da ciência geográfica; e estágios supervisionados em situação real de trabalho na escola. 


- História (L): O curso permite que o aluno compreenda o complexo mundo no qual vivemos hoje. Conhecer História, aprender a pensar historicamente e desenvolver as competências do ensinar preparam para atuar na sociedade atual, como professor ou em outra área profissional. Nossos professores têm doutorado em diversos campos da História, são pesquisadores e publicam artigos e livros sobre variados temas. 


- Letras, Português e Espanhol (L) e Letras, Português e Inglês (L): Os cursos de Letras, únicos da região Norte do Estado, têm forte inserção comunitária em projetos como as Jornadas Literárias de Passo Fundo e engajamento com o Projeto de internacionalização, dentre outras ações de formação. Os estudantes de Letras experienciam práticas de ensino desde o início do curso, atuando também em projetos de pesquisa e extensão, com bolsas, a exemplo do Programa de Institucional de Bolsas Iniciação à Docência 


- Matemática (L): O curso visa promover a formação de professores de Matemática para atuarem na segunda etapa do ensino fundamental e ensino médio. Na UPF, o aluno terá uma consistente base teórico-científica e didático-pedagógica, além de poder desenvolver capacidades e competências matemáticas como a argumentação, a comunicação, o rigor da observação e a resolução de problemas.


- Música (B) e Música (L): O curso de bacharelado tem a função de formar instrumentistas e o de licenciatura possibilita a formação de professores de música. Você vai estudar em um dos poucos cursos do Brasil que contempla disciplinas como história do rock, blues, jazz, música popular brasileira, improvisação, composição, posicionamento de carreira artística e tecnologia musical. Os cursos contam com um dos maiores laboratórios de percussão do país e possibilita intercâmbio com universidades estrangeiras renomadas. 


- Pedagogia (L): O curso forma pedagogos que desenvolvem um olhar para contextos diversos, saberes e conhecimentos. A matriz curricular do curso é atual e adaptada às exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trabalhamos com princípios educacionais teóricos e metodológicos que permitem uma formação profissional capaz de enfrentar os desafios do mercado de trabalho. O curso possui alto grau de empregabilidade. 


- Química (B) e Química (L): O curso bacharelado tem relação direta entre teoria e prática e disciplinas de atuação profissional, que aproximam e preparam para o mercado de trabalho. Permite uma diversidade de possibilidades de atribuições profissionais, apresenta disciplinas que promovem a realização de atividades de pesquisa e de extensão, estimulando a inovação e o desenvolvimento, bem como o empreendedorismo. Já o curso de licenciatura forma professores para o exercício profissional, permitindo um eficiente e apropriado desempenho docente em Ciências, no ensino fundamental (anos finais), e em Química, no ensino médio. 


Gostou? Compartilhe