Creati está com inscrições abertas para oficinas de alongamento, ginástica e dança

Oficinas ocorrem de forma on-line e são destinadas para pessoas acima dos 45 anos

Por
· 2 min de leitura
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
Foto: Divulgação
Você prefere ouvir essa matéria?

O Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Creati/UPF) oferece diversas oficinas para ativar e beneficiar a mente e o corpo. Entre elas estão as oficinas de Alongamento, Dança, Ginástica, Ginástica Postural e Ginástica Funcional. As oficinas são destinadas para pessoas a partir dos 45 anos e ocorrem de forma on-line, por meio de lives no Facebook.

O investimento é de R$ 50,00. Inscrições e informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 98432-7166 ou e-mail creati@upf.br. Para conhecer todas as oficinas oferecidas, acesse a página no Facebook @creatiupf.

 

Confira, abaixo, mais informações sobre algumas das oficinas oferecidas:

 

Alongamento e Ginástica: fortalecimento muscular e prevenção de doenças

- Instrutora: profissional de Educação Física, Iara T. P.Soares

- Funcionamento: on-line (Facebook/Creati UPF)

- Dia e horário: alongamento: segunda-feira, 9h / ginástica: quarta-feira, 15h

- Benefícios e objetivos: promover atividades que motivem o aluno a querer viver o mais intensamente possível dentro de suas possibilidades e limitações biológicas. Ajuda na prevenção e diminuição de problemas cardiovasculares e pulmonares. Auxilia no controle de diabetes, artrite e doenças cardiovasculares. No fortalecimento muscular, na manutenção da densidade óssea, entre outros benefícios.

- Por que fazer essa oficina: com a prática de uma atividade física, o idoso se sentirá mais útil, independente, com mais esperança e vontade de viver, mais autoestima, maior vitalidade e disposição, tornando-se seres mais saudáveis, sociáveis e felizes para enfrentar as dificuldades, proporcionando uma melhor qualidade de vida, tendo por consequência a longevidade.


Ginástica funcional: equilíbrio, força e flexibilidade

- Instrutor: profissional de Educação Física, Diego Piva

- Funcionamento: on-line (Facebook/Creati UPF)

- Dia e horário: segundas-feiras, às 15h

- Benefícios e objetivos: tem como objetivo melhorar a funcionalidade da população idosa, trabalhando o equilíbrio, a força e a flexibilidade de todos os movimentos utilizados nas atividades do cotidiano e de lazer, de forma segura, dentro da capacidade e da necessidade de cada indivíduo. Ajuda no fortalecimento da musculatura dos membros inferiores e superiores, mantém ossos, articulações saudáveis, promovendo bem-estar físico e mental.

- Por que fazer essa oficina: Ao trabalhar o fortalecimento com o peso do seu próprio corpo, a prática proporciona bem-estar e autonomia para se manter ativo nas atividades diárias.


Ginástica postural: melhora a postura e o bem-estar

- Instrutor: profissional de Educação Física, Diego Piva

- Funcionamento: on-line (Facebook/Creati UPF)

- Dia e horário: quintas-feiras, às 15h

- Benefícios e objetivos: ginástica preventiva que melhora a postura e o bem-estar. Tem como objetivo o fortalecimento da musculatura de apoio da coluna e das articulações e o alongamento das principais cadeias musculares que influenciam na postura corporal. Auxilia na melhora da coordenação motora, do equilíbrio e da flexibilidade.  

- Por que fazer essa oficina: a oficina proporciona diversos benefícios, melhorando a qualidade de vida, a autonomia e a autoestima dos idosos.


Dança livre: saúde e bem-estar

- Instrutor: instrutor de danças, coreógrafo e arquiteto, Maicon Lopes

- Funcionamento: on-line (Facebook/Creati UPF)

- Dia e horário: terças, às 14h, e quartas-feiras, às 10h  

- Benefícios e objetivos: aulas em que se trabalham movimentos de dança livre por meio de diferentes ritmos desenvolvendo a musicalidade, a coordenação motora, a socialização, a força e alongamento muscular de uma forma descontraída buscando contribuir para a saúde e bem-estar dos alunos, podendo ser considerada como uma “dança terapia”. Além disso, promove um envelhecimento saudável, a manutenção e a melhoria da capacidade funcional com a prática da dança.

- Por que fazer essa oficina: Traz benefícios na prevenção e diminuição de problemas cardiovasculares, problemas pulmonares, artrite, doenças cardíacas, ajuda no fortalecimento muscular na coordenação motora e na flexibilidade do corpo, contribui na manutenção de densidade óssea entre outros benefícios, trabalha também a memória, entre outros benefícios.



Gostou? Compartilhe