Prefeito Pedro anuncia captação de recursos para investimentos no Hospital Municipal

Cumprindo agendas em Brasília, Pedro Almeida obteve ainda retorno positivo para outras demandas, como a realização de obras em escolas e no CRAS Planaltina

Por
· 3 min de leitura
Pedro Almeida em reunião com o ministro interino do Turismo, Hercy Rodrigues (Foto: Divulgação)Pedro Almeida em reunião com o ministro interino do Turismo, Hercy Rodrigues (Foto: Divulgação)
Pedro Almeida em reunião com o ministro interino do Turismo, Hercy Rodrigues (Foto: Divulgação)
Você prefere ouvir essa matéria?

Após encontrar-se com ministros das áreas de Infraestrutura, Agricultura e Cidadania e apresentar o projeto de reforma e modernização do Hospital Beneficente Dr. César Santos para técnicos do Ministério da Saúde, o prefeito Pedro Almeida retornou a Passo Fundo nesta quinta-feira (20), avaliando como “positivas e extremamente produtivas” as reuniões de trabalho que manteve durante os dias em que esteve em Brasília.

Conforme Pedro, a agenda organizada nos ministérios e também com diversos deputados, no Congresso Federal, resultou em avanços importantes para as demandas apresentadas pelo Município. “Obtivemos um retorno bastante favorável em relação à continuidade da obra da Escola Municipal de Educação Infantil no bairro Parque do Sol. O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, sinalizou afirmativamente para a alteração no projeto original, o que vai nos permitir avançar com a construção. Além disso, deveremos receber também verbas federais para efetuarmos a cobertura de duas quadras esportivas em escolas municipais”, relatou o prefeito.

No Ministério da Cidadania, Pedro foi recebido pelo ministro, João Roma, que elogiou a proposta apresentada para a revitalização do Fredolino Chimango. “Levamos o projeto global da obra, com as modificações e alterações que vão tornar o novo Fredolino em referência esportiva e de lazer para a comunidade. Também, neste Ministério, solicitamos mais recursos para a reforma e ampliação do CRAS Planaltina”, enumerou o chefe do Executivo.

Em reunião com o ministro interino do Turismo, Hercy Rodrigues, o prefeito apresentou o projeto de sinalização turística de Passo Fundo como referência regional e a captação de recursos para monumentos e espaços culturais do município.


Agronegócio

Durante a tarde de quarta-feira (19), Pedro participou da posse da nova diretoria da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio). Ao lado do empresário passo-fundense, Erasmo Batistella, o prefeito conversou também com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, sobre aspectos logísticos e a captação de recursos para melhorias nos Distritos Industriais da cidade, possibilitando a atração de novos investimentos para o município.

Na sequência, o chefe do Executivo participou de uma reunião com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, apresentando as demandas do setor do agronegócio. Ainda, o prefeito e Batistella discutiram a criação do Centro Tecnológico do Agronegócio, uma proposta que contempla o desenvolvimento de novas tecnologias e também promove a capacitação e a qualificação dos trabalhadores do segmento.


Saúde

Um dos focos principais das agendas do prefeito e dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira; e de Inovação e Captação de Recursos, Henrique Fonseca, que acompanharam Pedro nas reuniões, foi a obtenção de recursos públicos para o Hospital Municipal. Conforme ele, já estão garantidas emendas parlamentares que somam mais de R$ 1 milhão e vão assegurar tanto a efetivação de novos projetos quanto a inclusão de outros serviços na instituição.

A intenção do Executivo, explicou o prefeito, é promover a efetivação da Super Emergência e do Hospital Dia da Criança, previstos para serem incorporados na instituição em breve. “Para isso precisamos de verbas que tornem possíveis também a instrumentalização destas alas, com equipamentos e tecnologia”, reforçou Pedro, destacando que nas gestões do então prefeito, Luciano Azevedo, foram investidos mais de R$ 8 milhões na reestruturação do Hospital Municipal, possibilitando a implementação de melhorias e a qualificação dos atendimentos oferecidos à comunidade. “Agora, nós precisamos avançar em outras demandas, como o atendimento pediátrico e o centro de diagnósticos, por exemplo. Para isso, o apoio e a parceria com os governos do Estado e a União são fundamentais. Estes recursos captados por meio de emendas parlamentares vão nos permitir incorporar estes novos serviços”, destacou o prefeito.


Mutirões

Outra pauta apresentada pelo prefeito ao Ministério da Saúde diz respeito aos mutirões para atendimentos em especialidades médicas. “Apesar de ser responsabilidade do Estado, a Prefeitura está tomando medidas para reduzir as filas dos pacientes que aguardam atendimento em alguma especialidade. Recentemente, por exemplo, lançamos o Mutirão da Oftalmologia para garantir que cerca de duas mil pessoas tivessem acesso às consultas nesta área”, observou, reiterando que o objetivo é expandir a ação para outras especialidades. “Solicitamos apoio financeiro do Ministério da Saúde para fazer esta ampliação”.


Emendas

Para a continuidade da execução do projeto no Hospital Municipal, foram direcionadas emendas pelos deputados Danrlei de Deus (PSD), Ubiratan Sanderson (PSL), Gilberto Capoani (MDB), Mateus Wesp (PSDB) e Nereu Crispim (PSL).

Gostou? Compartilhe