CUFA vai distribuir 40 toneladas de alimentos na periferia de Passo Fundo

Pandemia aprofundou desigualdade entre moradores e mudou estratégia de ação dos voluntários

Por
· 1 min de leitura
Foto: Divulgação/CUFAFoto: Divulgação/CUFA
Foto: Divulgação/CUFA
Você prefere ouvir essa matéria?

A  Central Única das Favelas (CUFA) vai começar a distribuir, na próxima semana, mais 40 toneladas de alimentos para duas mil famílias residentes nas zonas periféricas de Passo Fundo. Com as novas cestas básicas que serão entregues, a organização social contabiliza 100 toneladas de mantimentos doados apenas neste mês, segundo o relatório de prestação de contas divulgado na quarta-feira (26).    

Abrangendo em torno de 20 comunidades, especialmente as localidades no entorno dos bairros Integração e Valinhos, a ação dos voluntários que, antes, se concentrava na capacitação e desenvolvimento de atividades culturais voltadas às crianças e adolescentes nessas áreas vulneráveis, sofreu modificações com o aprofundamento da desigualdade social como uma das consequências socioeconômicas da crise sanitária provocada pela Covid-19. “Com a chegada da pandemia, mudamos um pouco a nossa ação levando informação, fazendo sabão, distribuindo máscara e álcool em gel”, contou o coordenador da CUFA Passo Fundo, Marcelo Godoy Nery.  

No último ano, detalha o relatório da CUFA, 40 mil máscaras foram entregues pela entidade aos moradores locais, além da habilitação de internet para mil mães moradoras das favelas para que os filhos pudesses acompanhar o ensino remoto. Através do edital “Ações Culturais das Comunidades”, a organização social reuniu cerca de R$ 1 milhão de recursos da Lei Aldir Blanc, auxiliando aproximadamente 300 artistas, coletivos culturais e comunidades indígenas de Passo Fundo. “O nosso trabalho diário é mapear e fazer um diagnóstico dos bairros para saber o que os moradores precisam para planejar quais serão as ações para contribuir para o desenvolvimento da comunidade onde atuamos e tentando modificar o cenário”, explicou Nery.  


Gostou? Compartilhe