Novos professores são empossados para a rede municipal

Novos 31 professores e uma secretária de escola atuarão no Ensino Fundamental

Por
· 2 min de leitura
 Foto: Diogo Zanatta/PMPF Foto: Diogo Zanatta/PMPF
Foto: Diogo Zanatta/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?

Na tarde desta terça-feira (15), o prefeito Pedro Almeida deu posse a 31 novos professores e uma secretária de escola. Os profissionais foram aprovados no maior concurso já feito pelo município na área, realizado no ano de 2016, e atuarão no Ensino Fundamental.

Ao dar as boas-vindas aos novos professores, o prefeito Pedro destacou os esforços do Município na qualificação da educação. “Valorizamos a educação municipal reforçando a rede, investindo em recursos humanos e oportunizando aos nossos alunos melhores condições de ensino e aprendizagem em um contexto de pandemia e de tantas dificuldades enfrentadas por todos. Esses profissionais que estão aqui confirmam a disposição do nosso governo para seguir trabalhando como responsabilidade, seriedade e compromisso com as pessoas”, observou.

O prefeito também enfatizou que a cidade precisa acreditar no papel transformador da educação e de quem exerce a docência. “Acreditar na educação é também acreditar e valorizar as pessoas que ajudam a construir a sociedade que queremos. O papel dos professores e trabalhadores da educação tem uma importância significativa na transformação social que vivemos”, enfatizou.

O ato de posse dos novos professores aconteceu com a presença do secretário da Educação, Adriano Canabarro Teixeira, do vereador Leandro Rosso e coordenadores da Secretaria de Educação. Os educadores receberam o termo de posse e a carta de apresentação.

O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, ressaltou o tamanho da rede municipal, que conta com 63 escolas e cerca de 16 mil alunos. “Temos uma rede competente, que tem enfrentado os diferentes desafios que a pandemia tem trazido para a educação no mundo inteiro e que tem como missão formar cidadãos criativos, críticos, inovadores e capazes de impactar positivamente na sociedade. E isso passa pelas mãos e pelas ações dos nossos professores”, afirmou.


Ensino híbrido e retomada gradual das atividades presenciais

Interrompidas pela pandemia, as aulas presenciais da rede municipal são retomadas aos poucos, com a adoção de medidas sanitárias para evitar a disseminação do coronavírus. Frente a esse processo, o prefeito lembrou que a vacinação dos trabalhadores da educação foi uma ação executada pelo Município com celeridade. “Fomos um dos primeiros municípios gaúchos do estado a vacinar os trabalhadores da educação. São mais de quatro mil profissionais, das redes municipal, estadual e privada, vacinados com primeira dose”, salienta.

Por enquanto, retomam as atividades presenciais a etapa pré-escola da Educação Infantil e os primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental. Os alunos desses níveis possuem aula presencial uma vez na semana e, no restante dos dias, mantêm as atividades em ambiente virtual. “O retorno gradual e controlado às aulas presenciais e a construção do formato híbrido para permitir a segurança de estudantes e trabalhadores das escolas é outro motivo que nos deixa satisfeitos com a maneira que estamos trabalhando. Distribuímos aos profissionais equipamentos de proteção individual e também equipamos todas as escolas para que os protocolos sanitários sejam seguidos. Nossas equipes trabalham para que tenhamos condições de afirmar que é seguro estar na escola”, avalia.


Cerimônia restrita

A cerimônia de posse foi realizada de forma restrita, no auditório da Universidade de Passo Fundo (UPF), apenas com a presença dos empossados e de equipes do município. Os protocolos de prevenção da Covid-19 foram observados e executados para garantir a segurança de todos. 

Gostou? Compartilhe