Prefeito encaminha solicitações de obras em reunião com governador

Eduardo Leite confirmou auxílio para finalização da reforma e ampliação do Hospital Beneficente Dr. César Santos

Por
· 2 min de leitura
A reunião foi realizada na manhã desta terça-feira (29) (Foto: Leonardo Rosa/Divulgação)A reunião foi realizada na manhã desta terça-feira (29) (Foto: Leonardo Rosa/Divulgação)
A reunião foi realizada na manhã desta terça-feira (29) (Foto: Leonardo Rosa/Divulgação)
Você prefere ouvir essa matéria?

Cumprindo agendas na Assembleia Legislativa e no Palácio Piratini no início desta semana, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, recebeu do governador do Estado, Eduardo Leite, durante reunião na manhã desta terça-feira (29), a confirmação de que o governo irá auxiliar o Município na finalização das obras de reforma e ampliação do Hospital Beneficente Dr. César Santos, garantindo o repasse de recursos necessários para a execução do projeto integral. 

Ainda, o prefeito entregou ao governador duas propostas contendo reivindicações para a captação de recursos e investimentos na infraestrutura dos modais viários de acesso ao município nos trevos dos bairros Santa Marta e Nenê Graeff; além de apresentar o projeto para a pavimentação dos acessos aos distritos de Bom Recreio e São Roque.

De acordo com o prefeito, ambas as iniciativas vêm sendo construídas pelo Executivo desde o início da gestão. “A recuperação dos trevos é essencial, tanto para as pessoas que residem nestes bairros e utilizam os trechos diariamente quanto para a atração de novos investimentos”, explicou Pedro.

A demanda, conforme o prefeito, foi credenciada pelo Município no programa Pavimenta, lançado recentemente pelo governo gaúcho como uma plataforma para viabilizar parcerias entre o Estado e as prefeituras. “Os recursos oriundos deste programa estadual levam em consideração diversos fatores, entre eles a densidade demográfica, o tráfego diário e os corredores de escoamento de produção em cada região. Passo Fundo preenche os requisitos e levamos a nossa proposta até o governador”, comentou.

Projetos

Presente na reunião com o Gabinete do Governador, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Diorges Oliveira, destacou que o ingresso desta proposta no programa apresentado pelo Estado é uma etapa importante para a captação dos recursos públicos que vão garantir tanto a realização do projeto técnico quanto a execução posterior da obra. “Estes dois trevos encontram-se em trechos de rodovia estadual. Por isso, a Prefeitura aguarda a manifestação do Estado quanto aos investimentos que serão aportados na região. Levamos ao governador informações dos fluxos de trânsito e outros aspectos geográficos que embasam nossas reivindicações. Se a proposta for incorporada ao Pavimenta, o Estado assume a responsabilidade pela elaboração do projeto”, esclareceu Oliveira.

O prefeito destacou ainda que o projeto e a obra deverão ser realizadas em parceria entre o Município e o Governo do Estado, através do DAER. Durante a reunião, o governador Eduardo Leite reforçou que Passo Fundo está recebendo um olhar atento em diferentes áreas, garantindo ações que promovam o desenvolvimento econômico e social não apenas do município, mas também de toda a região. “O projeto dos trevos está alinhado a capacidade de novos investimentos por parte do Estado e temos a convicção de que teremos bons avanços”, argumentou Leite, acrescentando ainda que as ações em Saúde também integram o pacote de anúncios para a cidade. “O Hospital presta um serviço fundamental e precisa ser valorizado”.

Acessos asfálticos

Além de reivindicar ao Estado o direcionamento de verbas para as obras nos trevos, o prefeito ainda demonstrou o interesse da Prefeitura em viabilizar, através do Pavimenta, a pavimentação dos acessos aos distritos de Bom Recreio e São Roque, cujos projetos foram elaborados pelas secretarias de Interior e de Desenvolvimento Econômico, por meio do Acelera Passo Fundo. “São outras duas obras que consideramos fundamentais para a economia e também para a qualidade de vida de quem reside no interior”, garantiu Pedro.

Além do secretário de Desenvolvimento Econômico, também acompanharam o prefeito na audiência com o governador, o vice-prefeito, João Pedro Nunes; o deputado Mateus Wesp; o secretário de Inovação e Captação de Recursos, Henrique Fonseca; e o Procurador-Geral do Município, Adolfo de Freitas.

Gostou? Compartilhe