Gabinete de Crise retira Alerta de Passo Fundo

Foram emitidos Avisos para todas as regiões

Por
· 1 min de leitura
A informação foi divulgada em transmissão ao vivo (Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini)A informação foi divulgada em transmissão ao vivo (Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini)
A informação foi divulgada em transmissão ao vivo (Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini)
Você prefere ouvir essa matéria?

Todos os Alertas que estavam em vigência no Rio Grande do Sul foram retirados nesta quarta-feira (14) pelo Gabinete de Crise. Por outro lado, foram emitidos Avisos para todas as regiões, devido a suspeita de casos da variante delta no estado. O anúncio foi realizado durante coletiva de imprensa transmitida ao vivo pelas redes sociais.

Passo Fundo estava em Alerta há quase dois meses, desde 18 de maio e sob Ação desde 20 de maio. Ao anunciar a prorrogação da restrição de horário das atividades até as 22h, a Prefeitura adiantou que irá fazer novo anúncio na próxima sexta-feira (16), envolvendo o funcionamento das atividades, caso se mantenha a melhora dos indicadores.

O governo justifica a retirada dos Alertas pelo avanço da vacinação no Estado e pela melhora dos indicadores nas regiões Covid do Estado. No entanto, tendo em vista o risco da entrada da variante delta, de altíssima transmissibilidade, no Estado, a desaceleração da redução de pacientes diagnosticados com a doença em leitos clínicos e também o aumento do percentual de pessoas no Estado que relatam sintomas de Covid-19 por meio do Facebook, o GT Saúde entende que pode haver uma reversão do quadro de estabilidade nos próximos dias. Por isso, emitiu Avisos para todas as 21 regiões Covid, no sentido de que os cuidados e a vigilância sejam mantidos em todo o Estado. Todos os ofícios enviados às regiões estão disponíveis no site do Sistema 3As de Monitoramento.

“Precisamos manter os cuidados de distanciamento, de higiene em todos os ambientes, até que tenhamos uma situação de imunização mais robusta para a população, e mais tranquilidade em relação à proteção de todos com as vacinas que temos perante as variantes que aí surgem. Fica o meu recado à população gaúcha: se cuidem e cuidem de todos à sua volta”, disse o governador Eduardo Leite.

Sistema

O Sistema 3As de Monitoramento entrou em funcionamento em 16 de maio, substituindo o modelo de Distanciamento Controlado. As três medidas do sistema são: Aviso, Alerta e Ação. O Aviso é emitido quando é detectada uma tendência. Neste caso, a região deve redobrar a atenção para o quadro da pandemia. O Alerta ocorre quando é detectada uma tendência grave. Caso confirmado, a região deve apresentar proposta de Ações.

Notícia atualizada às 20h30



Gostou? Compartilhe