Horário de funcionamento das atividades no município é ampliado

Estabelecimentos podem receber clientes até a 01h

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Por meio de decreto publicado hoje (21), Passo Fundo ampliou o horário de funcionamento das atividades no município. Agora, os estabelecimentos podem abrir entre as 06h e a 01h. A partir do horário limite, ficam permitidos apenas serviços de tele-entrega, ficando vedado o procedimento de "pague e leve". Restaurantes ainda podem estender o horário até as 02h, no entanto não podem receber novos clientes a partir da 01h. A limitação do horário não se aplica aos estabelecimentos e segmentos econômicos declarados como atividades e serviços essenciais.

A decisão é justificada pelo avanço da cobertura vacinal, as ações de conscientização, orientação e fiscalização e a redução dos casos sintomáticos e ativos de Covid-19. Ela foi adotada após reunião entre o prefeito, Pedro Almeida, e a secretária de Saúde, a médica infectologista, Cristine Pilati. “Nossos esforços em garantir a ampla cobertura vacinal da população tem surtido os efeitos que vínhamos projetando desde o início do processo de vacinação, que é a redução significativa dos casos suspeitos e dos ativos; das internações hospitalares em leitos clínicos e de UTI e também da queda no número de óbitos”, relatou o prefeito.

De acordo com a secretária de Saúde, os indicadores relativos à pandemia seguem sendo monitorados diariamente pela pasta. “Este é um trabalho constante e permanente, o que nos permite tomar decisões a partir de critérios técnicos e situações concretas”, argumentou Cristine.

O prefeito, no entanto, afirma que o alerta é permanente e que em casa de aumento dos casos as medidas podem ser revistas. Tabém permanecem em vigor as regras do decreto Estadual que, entre outras questões, determina a manutenção dos sistemas de distanciamento nos estabelecimentos comerciais, a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os espaços e ainda a adoção de protocolos de higiene e sanitários.

Gostou? Compartilhe