A atenção e o acolhimento direcionados à população idosa ganharam um novo espaço em Passo Fundo. O Centro de Referência do Idoso, uma unidade de média complexidade que vai atender as demandas em saúde dos idosos, foi inaugurado na última quinta-feira (13). “Este Centro de Referência é um avanço na política pública em saúde básica que já realizamos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos programas de Estratégia de Saúde da Família (ESF)”, disse o prefeito Pedro Almeida.
Além do atendimento primário, que já é prática comum nas UBS, o município também passará a ofertar diferentes especialidades clínicas no Centro de Referência, qualificando a rede de proteção à saúde da população idosa. “Fortalecemos os serviços públicos aos idosos com este Centro, que vai concentrar equipes multidisciplinares com um foco especial para essas pessoas”, destacou Pedro.
Conforme a secretária de Saúde, Cristine Pilati, o novo espaço conta com seis consultórios, sendo um deles todo estruturado para atendimentos odontológicos. “Considerando o aumento da população idosa no município, precisamos desenvolver ações em saúde pública que acolham esta grande demanda. A Administração Municipal tem direcionado esforços para atuar com este público e o Centro de Referência do Idoso é uma resposta a esse cenário”, enfatizou ela, acrescentando que a expectativa com o funcionamento do Centro é de que o Município consiga aumentar em até 80% o atendimento em média complexidade diagnosticada na Rede Municipal de Saúde.
A secretária observou ainda que o Centro de Referência do Idoso vai permitir um mapeamento das principais demandas em saúde da população idosa, uma vez que o local atenderá a partir de encaminhamentos feitos nas UBS. “Os idosos continuarão sendo acolhidos em suas Unidades de referência, próximas às suas residências. Ali, os médicos e as equipes vão identificar as necessidades e, então, fazer o encaminhamento para o Centro de Referência. Isso vai nos ajudar a construir novas ações de prevenção de doenças, que também são muito importantes”, resumiu.
O Centro do Idoso oferecerá atendimento psicológico, odontológico, de nutrição, enfermagem, consulta de clínico geral/geriatria e consultas especializadas nas áreas de ginecologia, cardiologia e urologia e fisioterapia. Além disso, no local poderá ser feito o encaminhamento para exames de laboratório, ecocardiograma, ultrassonografia, entre outros.
Mais qualidade de vida
Para a coordenadora da Coordenadoria Municipal dos Idosos (COMAI), Tânia Carraro, o Município tem se destacado na atenção aos idosos, fomentando iniciativas que promovem o bem-estar e a qualidade de vida desta população. O presidente da Câmara de Vereadores, Evandro Meireles, reiterou a importância do trabalho conjunto entre o Legislativo e o Executivo para ampliar as ações que gerem desenvolvimento para a cidade e a população.
Participaram ainda do ato de entrega do Centro de Referência do Idoso os vereadores Leandro Rosso e Rodinei Candeia; secretários de Governo; a Rainha, a Princesa e a Miss Simpatia do DATI/COMAI; e integrantes de grupos de Terceira Idade do município. Na abertura do evento, a integrante do DATI do bairro São Luiz Gonzaga, Lurdes Galli, fez a leitura de uma poesia escrita por ela durante a oficina de Literatura oferecida pelo COMAI.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMPF