Passo Fundo passa a contar com Centro de Referência do Idoso

Local vai oferecer atendimento psicológico, odontológico, de nutrição, enfermagem, consulta de clínico geral/geriatria e consultas especializadas nas áreas de ginecologia, cardiologia e urologia e fisioterapia

Por
· 2 min de leitura
Espaço conta com seis consultórios, sendo um deles todo estruturado para atendimentos odontológicos. (Foto PMPF) Espaço conta com seis consultórios, sendo um deles todo estruturado para atendimentos odontológicos. (Foto PMPF)
Espaço conta com seis consultórios, sendo um deles todo estruturado para atendimentos odontológicos. (Foto PMPF)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A atenção e o acolhimento direcionados à população idosa ganharam um novo espaço em Passo Fundo. O Centro de Referência do Idoso, uma unidade de média complexidade que vai atender as demandas em saúde dos idosos, foi inaugurado na última quinta-feira (13). “Este Centro de Referência é um avanço na política pública em saúde básica que já realizamos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos programas de Estratégia de Saúde da Família (ESF)”, disse o prefeito Pedro Almeida.

Além do atendimento primário, que já é prática comum nas UBS, o município também passará a ofertar diferentes especialidades clínicas no Centro de Referência, qualificando a rede de proteção à saúde da população idosa. “Fortalecemos os serviços públicos aos idosos com este Centro, que vai concentrar equipes multidisciplinares com um foco especial para essas pessoas”, destacou Pedro.

Conforme a secretária de Saúde, Cristine Pilati, o novo espaço conta com seis consultórios, sendo um deles todo estruturado para atendimentos odontológicos. “Considerando o aumento da população idosa no município, precisamos desenvolver ações em saúde pública que acolham esta grande demanda. A Administração Municipal tem direcionado esforços para atuar com este público e o Centro de Referência do Idoso é uma resposta a esse cenário”, enfatizou ela, acrescentando que a expectativa com o funcionamento do Centro é de que o Município consiga aumentar em até 80% o atendimento em média complexidade diagnosticada na Rede Municipal de Saúde.

A secretária observou ainda que o Centro de Referência do Idoso vai permitir um mapeamento das principais demandas em saúde da população idosa, uma vez que o local atenderá a partir de encaminhamentos feitos nas UBS. “Os idosos continuarão sendo acolhidos em suas Unidades de referência, próximas às suas residências. Ali, os médicos e as equipes vão identificar as necessidades e, então, fazer o encaminhamento para o Centro de Referência. Isso vai nos ajudar a construir novas ações de prevenção de doenças, que também são muito importantes”, resumiu.

O Centro do Idoso oferecerá atendimento psicológico, odontológico, de nutrição, enfermagem, consulta de clínico geral/geriatria e consultas especializadas nas áreas de ginecologia, cardiologia e urologia e fisioterapia. Além disso, no local poderá ser feito o encaminhamento para exames de laboratório, ecocardiograma, ultrassonografia, entre outros.

Mais qualidade de vida

Para a coordenadora da Coordenadoria Municipal dos Idosos (COMAI), Tânia Carraro, o Município tem se destacado na atenção aos idosos, fomentando iniciativas que promovem o bem-estar e a qualidade de vida desta população. O presidente da Câmara de Vereadores, Evandro Meireles, reiterou a importância do trabalho conjunto entre o Legislativo e o Executivo para ampliar as ações que gerem desenvolvimento para a cidade e a população.

Participaram ainda do ato de entrega do Centro de Referência do Idoso os vereadores Leandro Rosso e Rodinei Candeia; secretários de Governo; a Rainha, a Princesa e a Miss Simpatia do DATI/COMAI; e integrantes de grupos de Terceira Idade do município. Na abertura do evento, a integrante do DATI do bairro São Luiz Gonzaga, Lurdes Galli, fez a leitura de uma poesia escrita por ela durante a oficina de Literatura oferecida pelo COMAI.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMPF


Gostou? Compartilhe