Os passo-fundenses perceberão uma grande mudança no clima durante os próximos dias. Os longos períodos dentro de casa, ao lado da lareira, do fogão à lenha, ou com o ar condicionado ligado, deverão ser substituídos pelos passeios ao ar livre, ou pelo chimarrão na praça.
A mudança começará a ser percebida de forma imediata, e permanecerá pelas próximas semanas. A previsão do tempo para Passo Fundo a partir desta quarta-feira, segundo Instituto Nacional de Meteorologia, é do predomínio de tempo seco, se acentuando na quinta-feira. “O tempo seco volta a predominar em toda a região e vai permanecer essa condição, com predomínio de sol no final de semana e também no início da próxima semana”, destacou o analista do laboratório de meteorologia da Embrapa/Trigo, Aldemir Pasinato.
Temperatura em elevação
Sem indicativo de chuva mais significativa para os próximos dias, a temperatura vai entrar em uma elevação gradativa a partir desta quarta-feira, porém, Pasinato faz uma ressalva, que ainda nesta quinta-feira (18), pode ser registrado um declínio da temperatura de forma isolada, onde a mínima pode ficar em 7°C graus ao amanhecer. Entretanto, durante a tarde há possibilidade de atingir os 20°C, desta forma, os passo-fundenses terão um dia com grande amplitude térmica.
A previsão a partir de sexta-feira (19), é de que as temperaturas mínimas fiquem na faixa 10°C e as máximas podendo atingir 22°C. O final de semana será dentro deste panorama, com clima bastante agradável.
Segunda quinzena
Na próxima semana devem ser registradas temperaturas ainda mais altas. A grande amplitude térmica vai permanecer, porém, não fará tanto frio. As mínimas ficam na faixa dos 12ºC, e as máximas em torno de 25°C.
Durante toda a segunda quinzena de julho as temperaturas serão agradáveis, com manhãs registrando temperaturas mais frias e tardes mais quentes. “Vamos ter nessa segunda metade de julho uma grande amplitude térmica, redução das instabilidades e deixando o tempo mais seco”, destacou Pasinato.
Mais dias ensolarados
Pasinato comenta que o panorama para a segunda metade do mês será diferente do registrado na primeira quinzena. Nas primeiras duas semanas de julho houve a incidência de 62 milímetros de chuva, sendo que a média mensal e de 163 milímetros. Julho teve o predomínio de uma massa de ar frio, que deixou o tempo bastante instável, com bastante nebulosidade e temperaturas abaixo da média. “Foram nove dias sem a presença do sol, isso deixou a sensação térmica ainda mais baixa em relação às temperaturas. Foram sete dias com temperaturas máxima abaixo de 12ºC e desses sete dias, cinco, elas não passaram dos 8ºC”, diz ele. Porém, a partir de agora, as temperaturas devem ficar mais agradáveis, com a presença do sol de forma constante, com pouca possibilidade de chuva nesses próximos dias.