A nova estrutura do Corpo de Bombeiros de Passo Fundo, localizada na Avenida Brasil, no bairro Petrópolis, está em fase final de conclusão e deve ser inaugurada até a primeira quinzena de setembro. A previsão foi confirmada pelo comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), tenente-coronel Alessandro Bauer, que destacou os avanços na obra e os impactos positivos que a unidade trará ao município.
Inicialmente prevista para ser entregue em outubro de 2023, a construção do novo quartel passou por uma série de atrasos. O cronograma foi postergado primeiro para fevereiro deste ano e, posteriormente, para o segundo semestre, devido a entraves em licitações acessórias, como aquisição de móveis, instalação da rede lógica e comunicação visual externa. “A obra foi dividida em três fases principais: demolição da estrutura antiga, construção do prédio pré-moldado e a etapa final de acabamentos. Essa última parte acabou sendo prejudicada pela escassez de mão de obra na construção civil e pela necessidade de aditivos contratuais, que visaram qualificar ainda mais o projeto original, como a inclusão de um sistema de captação de água da chuva”, explicou o comandante Bauer.
Com investimento aproximado de R$ 4 milhões, a maior parte dos recursos é proveniente do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom), com uma contrapartida de R$ 500 mil da Prefeitura de Passo Fundo, que também doou o terreno para a construção da nova unidade. O prédio conta com três andares e já tem 15 bombeiros designados para iniciar os atendimentos assim que a sede for inaugurada.
Resposta
Além de ampliar a capacidade operacional do batalhão, que é responsável por 94 municípios do Norte do Rio Grande do Sul, o novo quartel representa uma importante melhoria estratégica no tempo de resposta às ocorrências. Segundo estudos realizados pelo 7º BBM, a presença da unidade no bairro Petrópolis poderá reduzir em até 20 minutos o tempo de chegada de viaturas em situações de emergência, especialmente nos horários de pico, quando o deslocamento a partir da sede atual, no bairro Independência, é mais lento devido ao tráfego. “O principal ganho para a cidade será a agilidade no atendimento. Na região do Petrópolis, por exemplo, durante o horário de maior movimento, levamos até 23 minutos para chegar. Com a nova base, isso será significativamente reduzido”, destacou Bauer. Ele também ressaltou que a nova sede vai oferecer melhores condições de trabalho para as equipes técnicas responsáveis pela análise de projetos e emissão de alvarás de prevenção, otimizando os serviços prestados a engenheiros, arquitetos e à comunidade em geral.
A expectativa da corporação é de que todos os ajustes finais, incluindo a entrega da rede lógica e a instalação da comunicação visual, sejam concluídos nas próximas semanas, permitindo a entrega oficial do prédio entre a segunda quinzena de agosto e a primeira de setembro. A partir da inauguração, a nova unidade entrará em funcionamento pleno, fortalecendo a estrutura de segurança e prevenção de Passo Fundo e região