Mais uma edição do Projeto Livro do Mês reúne leitores passo-fundenses

Educação

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Muita conversa, animação, mas também assunto sério para marcar mais uma edição do Projeto Livro do Mês, na Capital Nacional da Literatura. Na manhã de quinta-feira (25/10), no Teatro do Sesc, professores e alunos de cinco escolas passo-fundenses e público em geral participaram do segundo encontro com a escritora Tânia Alexandre Martinelli. Os seminários iniciaram na quarta-feira (24/10), na Universidade de Passo Fundo (UPF) e se encerram na sexta-feira, dia 26, às 9h, também no Sesc, oportunidade em que a autora debaterá novamente com os leitores a obra Pai? Eu?!
O livro conta a história de um garoto chamado Lucas, que aos 17 anos, prestes a definir sua carreira e prestar vestibular, acaba engravidando Cláudia, de 16 anos, com quem "ficou" algumas vezes. Diante dessa inesperada situação, Lucas se vê obrigado a rever seus planos e assumir novas responsabilidades.
Integrar o projeto do Livro do Mês traz, pela segunda vez, a autora Tânia Martinelli a Passo Fundo. Para ela, a experiência de estar novamente na cidade, conversando com os leitores, faz reviver os tempos de em que era estudante. “As pessoas daqui me acolheram muito bem, conheci a UPF e achei muito interessante esta aproximação do leitor com o autor, não tem nada melhor para um escritor do que ele ter o seu trabalho reconhecido pelos seus leitores”, ressaltou.
Tânia relatou um pouco de sua história de vida destacou a obra. Os particpantes, professores e alunos das escolas municipais de ensino Fundamental Arlindo de Souza Matos, Georgina Rosado, Professora Helena Salton, Jardim América e Santo Antônio puderam interagir com a autora através de perguntas. Para a professora da Escola Helena Salton, Vera Márcia Topolski, os encontros entre os alunos e escritores servem com incentivo à leitura. “Muitos alunos/leitores se interessam por uma obra com curiosidade de conhecer o escritor, saber como ele fez para cria-la e depois contá-la por uma história em um livro. Isso acaba não só influenciando na leitura, mas também preparando os leitores para os debates, argumentou”.
A escritora
Tânia Alexandre Martinelli nasceu em Americana, São Paulo, em 19 de julho de 1964, local onde reside. É formada em Letras (Língua Portuguesa e Espanhola) e foi professora de língua portuguesa durante 18 anos. Parte desse tempo atuou também como coordenadora da área de Comunicação e Expressão da equipe interdisciplinar da unidade municipal em que trabalhava. Publicou seu primeiro livro em 1998 e nos últimos anos tem-se dedicado integralmente à literatura, escrevendo e ministrando palestras para alunos e professores.
Próxima edição
No mês de novembro, os leitores passo-fundenses poderão conhecer escritora mineira Stella Maris Rezende, que virá para a cidade para debater a obra “A guardiã dos segredos de família”. O projeto O Livro do Mês existe desde 2006 e tem o objetivo de consolidar o título obtido por Passo Fundo, no início daquele ano, de Capital Nacional de Literatura, por meio da Lei Federal nº 11264. A iniciativa é fruto de parceria entre UPF e Prefeitura de Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe