Programação de computadores vai virar olimpíada

1ª Olimpíada de Programação de Computadores para Crianças acontece no primeiro semestre de 2013.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Professores e alunos dos cursos de Ciência da Computação, Matemática e Mestrado em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF) estão empenhados na organização da 1ª Olimpíada de Programação de Computadores para Crianças, que acontece no primeiro semestre de 2013. No último dia 03/01, a equipe, que integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid), esteve reunida para dar seguimento aos preparativos.

As olimpíadas têm por objetivo despertar o interesse de crianças do ensino fundamental pelas áreas de Tecnologia da Informação (TI) e matemática. “Desejamos criar alternativas de utilização dos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas e construir conhecimento a partir desta ação, motivo pelo qual estarão sendo realizadas duas pesquisas de mestrado em Educação durante as olimpíadas”, destaca o professor Adriano Teixeira, líder do Gepid.

Dinâmica das olimpíadas
A divulgação específica do evento e as inscrições serão feitas em março, mas o funcionamento já está organizado. Segundo Teixeira, as equipes devem ser formadas por alunos de escolas públicas até o nono ano. A composição da equipe fica por conta de cada escola. Cada equipe será formada por três alunos e dois professores, sendo um de matemática e um ligado ao laboratório de informática, devidamente vinculados à escola. Uma vez realizada a inscrição, serão ministradas duas oficinas obrigatórias de Scratch, ambiente a ser utilizado, nas dependências da UPF. Teixeira lembra que toda semana serão disponibilizadas no site das olimpíadas desafios e atividades de treinamento.

De acordo com o professor, a final será realizada em julho com todas as equipes inscritas. As regras serão repassadas aos professores treinadores na oficina preparatória, bem como as definições do funcionamento da final.

Informações
Escolas interessadas em participar devem fazer contato direto com o e-mail arianepazinatto@hotmail.com.

Gostou? Compartilhe