Educação dos surdos é tema de reunião com prefeito municipal

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Demandas na educação dos surdos foram apresentados nesta sexta-feira, 11, ao prefeito Luciano Azevedo em reunião com a vereadora Cláudia Furlanetto (PT), acompanhada de representantes da Associação de Tradutores e Intérpretes Bilíngues de Passo Fundo, Associação de Surdos de Passo Fundo e Associação de Pais e Amigos dos Surdos. Também estiveram presentes o chefe de Gabinete, Gilberto Gosch e o articulador político, Ronaldo Rosa.
Conforme informou o prefeito, o secretário de Educação, Edemilson Brandão, já esteve em contato com os temas apresentados e a questão será tratada com seriedade no município. Entre os pedidos, está a contratação de professores de libras e a criação de vagas para intérpretes da língua de sinais para atender aos alunos surdos nas escolas. Também foi apresentado um projeto da construção de uma escola bilíngue, que atenderia crianças com deficiências auditivas do maternal ao ensino fundamental.
Para resolver estas questões, Luciano determinou a constituição de um grupo de trabalho, junto à Secretaria de Educação, para tratar da elaboração de um projeto de lei e adequações legais para inclusão de professores de libras e intérpretes no quadro de servidores municipais. Também informou que o convênio da prefeitura com a Associação de Pais será revisado e, ainda, disse que irá aguardar a construção de um projeto para a possível construção da escola bilíngue. “Vamos batalhar para atender a estas reivindicações. É uma obrigação do município nos adequarmos a estas necessidades”, afirmou.

Gostou? Compartilhe