Prefeitura quer incentivar atividades tradicionalistas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Atendendo a um pedido do Movimento Tradicionalista Gaúcho, o prefeito Luciano Azevedo determinou à Secretaria de Educação estudos para a implementação do programa de fomento à tradição e folclore junto às escolas municipais.

Conforme informações da Secretaria de Educação, as ações já estão previstas no projeto político-pedagógico e preveem a realização de atividades extracurriculares que podem incluir dança folclórica, embasamento teórico sobre o MTG, formação de invernada artística e até premiações, além de outras programações, que ficam a critério de cada escola, dependendo de usas condições e espaço disponível. De acordo com o projeto, a cultura gaúcha deve ser trabalhada, especialmente no currículo de história e geografia, mas está previsto para ser abordada em todas as áreas do conhecimento. Algumas escolas já integram seus alunos em promoções dos Centros de Tradições Gaúchas da Cidade.

Conforme a coordenadora da 7a Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi, é importante a parceria entre as entidades tradicionalistas e o município, especialmente para formação de novos talentos e pela promoção da inclusão social. “Se os jovens demonstrarem gosto pelas atividades artísticas em sala de aula, irão para os CTGs. Além disso, as crianças que estiverem em atividades no turno inverso da escola, não terão tempo ocioso para praticar algo que não condiz com a estrutura familiar. Dentro dos CTGs, os jovens não tem tempo para drogas, prostituição, alcoolismo ou roubo. Temos absoluta certeza que esta inclusão social promovida pelo projeto é positiva para todos”,  disse.

Gostou? Compartilhe