Conselho Estratégico da UFFS recebe propostas

No dia 03 de julho será realizada a Sessão Extraordinária Ampliada

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O Conselho Estratégico Social da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realiza, no próximo dia 3 de julho, sua 1ª Sessão Extraordinária Ampliada. A reunião será no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó, das 10h às 18h.

 A pauta será a apresentação das propostas de novos campi formuladas pelas microrregiões articuladas. Esta é uma etapa do Plano de Expansão Externa da UFFS. Até o momento nove microrregiões já confirmaram presença, no entanto, de acordo com a Secretaria dos Órgãos Colegiados da UFFS, a inscrição só será feita no dia do evento.O Conselho realizará um sorteio para definir a ordem de apresentação das propostas, e cada microrregião terá 40 minutos.

 Conforme a Portaria 389/GR/UFFS/2014, as propostas de criação de novos campi devem incluir nas justificativas: área de conhecimento prioritária do campus; cursos pretendidos; estudo de demanda e oferta, considerando cursos homônimos existentes (públicos e privados), profissionais formados e contribuição do campus e cursos para o desenvolvimento da região e do país; condições estruturais da cidade-sede; e compromisso do poder público municipal e da região.

 

O Plano de Expansão da UFFS

Com a publicação da Portaria 389/GR/UFFS/2014, a UFFS delineou a metodologia que orientará a elaboração do Plano de Expansão Interna e Externa da Instituição para os próximos dez anos, com metas a serem atingidas até 2020 e 2025.

De acordo com o Reitor, Jaime Giolo, a intenção é elaborar uma proposta concisa e bem estruturada, debatida com todas as instâncias da Universidade, para posteriormente submeter, com propriedade, ao Ministério da Educação.

 Conforme a portaria, o plano será elaborado em dois momentos concomitantes. Os campi deverão promover o debate sobre a expansão interna, em termos de cursos de graduação e pós-graduação. Já as microrregiões articuladas em favor de novos campi da UFFS deverão apresentar suas demandas ao Conselho Estratégico Social (CES).

 Todas as propostas devem ser encaminhadas até o dia 29 de setembro de 2014. As de expansão interna serão recebidas pela Reitoria.

A decisão será do Conselho Universitário

A Reitoria fará a sistematização das propostas recebidas, com observações e sugestões pertinentes, e as remeterá ao Conselho Universitário (CONSUNI) e ao Conselho Estratégico Social. Os dois conselhos, em reuniões conjuntas e extraordinárias realizadas nos meses de setembro e outubro, irão ouvir as defesas das propostas e promover o debate.

Caberá ao CONSUNI a decisão final sobre quais propostas figurarão no Plano de Expansão a UFFS que será submetido ao Ministério em fevereiro de 2015.

 

Gostou? Compartilhe