Programa que oferece descontos a jovens será lançado em Passo Fundo

O projeto do governo federal concede benefícios como viagens intermunicipais gratuitas e meia entrada em eventos culturais e esportivos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Programa que fornece vantagens como descontos no cinema e viagens intermunicipais gratuitas a jovens, entre 15 e 29 anos, será lançado em Passo Fundo. Trata-se do programa Identidade Jovem, do governo federal.O “ID Jovem” é um documento digital criado para garantir os direitos à mobilidade e à cultura previstos no Estatuto da Juventude. Além do benefício de duas passagens gratuitas e duas com 50% de desconto em viagens interestaduais, ele possibilita o pagamento de meia entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos. Em Passo Fundo, mais de 10 mil jovens poderão ser beneficiados pelo programa.

O cadastro no programa somente poderá ser realizado a partir de sexta, quando ele for lançado. Para usufruir dos benefícios, o jovem precisa ter entre 15 e 29 anos, obter renda familiar de até 2 salários mínimos e ter o NIS - número de identificação social (cadastro único atualizado). Quem se enquadra nos critérios e não possui o NIS, pode se dirigir até o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) com os documentos de identificação. Depois de obtido o número de identificação social, o jovem deve baixar o aplicativo “ID Jovem” e efetuar o cadastro.

Capacitação e lançamento

Antes do lançamento oficial do programa, será realizada uma capacitação aos servidores ligados às políticas públicas destinadas a juventude (em especial Cras, Ministério Público, Procon, Conselho Municipal de Assistência Social, e entidades estudantis). O objetivo da capacitação, de acordo com o coordenador municipal da juventude, Michel Oliveira, é sanar todas as dúvidas em relação ao cadastro e os métodos de fiscalização. A qualificação será manhã de sexta-feira (14), na Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS - Rua Moron 2022), às 9h.

O lançamento será na sexta à tarde, no gabinete do prefeito de Passo Fundo Luciano Azevedo. A solenidade contará com a presença do diretor do Departamento Estadual de Políticas Públicas para a Juventude, Ricardo Bassi, e equipe técnica. Após o evento, a comitiva segue para Escola Estadual Cecy Leite Costa, onde realizará uma atividade de cadastramento com os alunos.

Gostou? Compartilhe