Mensagens de afeto são entregues no Centro Oncológico

Por
· 1 min de leitura
Juliana Fontoura do Colégio Marista Conceição entregou os cartões para as criançasJuliana Fontoura do Colégio Marista Conceição entregou os cartões para as crianças
Juliana Fontoura do Colégio Marista Conceição entregou os cartões para as crianças
Você prefere ouvir essa matéria?

O exercício da empatia, de se colocar no lugar do outro, não é simples de ser feito. Ainda mais à distância, quando não se faz parte de uma realidade. Foi esta proposta que os alunos do 6º e 9º do Ensino Fundamental do Colégio Marista Conceição receberam para realizar ações de solidariedade junto aos pacientes do Centro Oncológico Infantojuvenil, do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo.

Na última semana, a professora Juliana Fontoura, orientadora educacional do Colégio Marista Conceição, entregou cartões aos pacientes e familiares em atendimento no setor. Ela ressaltou que a atividade foi realizada em razão do Dia do Marista, fundador do Colégio Conceição. “Propomos aos alunos que produzissem cartões com mensagens de amor, carinho, desejo de melhoras, de cura e força para crianças, adolescentes e pais que estão enfrentando o câncer”, salientou Juliana, ao evidenciar que 150 alunos confeccionaram os cartões.

Além de palavras afetuosas, a orientadora educacional ressaltou que ao produzir o conteúdo dos cartões os alunos se colocaram no lugar de uma criança ou adolescente que está tratando câncer, para saber o valor da palavra num contexto de dor e fragilidade humana. “Quem ganha mais, quem se solidariza ou quem recebe gestos solidários?”, questiona Juliana, que iria expor aos alunos o momento da troca de energia marcado na entrega dos cartões.

O menino Miguel, em tratamento oncológico desde janeiro de 2016, estava junto de sua mãe Sandra Resmini, quando recebeu o cartão da aluna Yasmin. “A gente não tem muito estímulo, então tudo que vem de conforto é bom”, afirmou a mãe de Miguel.

Gostou? Compartilhe