Acadêmicos de Artes Visuais pintam Árvores da Literatura em escolas municipais

Atividade foi realizada em escolas que participaram das Estações de Leitura das Jornadas Literárias e em escolas que realizaram as atividades de Pré-Jornadinha

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
Apesar de não ser uma ação permanente, as Estações de Leitura das Jornadas Literárias de Passo Fundo deixaram uma marca pelas escolas onde passaram. A iniciativa foi da coordenadora do curso de Artes Visuais da UPF, professora Mariane Loch Sbeghen, que, junto com os acadêmicos do curso e com alunos das escolas participantes, deixou como herança da atividade a Árvore da Literatura, uma árvore pintada a partir da técnica de stêncil, formada por letras e palavras, uma espécie de símbolo da Jornada e que faz parte do projeto Jornada em Ação. A última árvore foi pintada na semana passada na escola municipal Georgina Rosado, onde os acadêmicos do curso realizaram ações de Pré-Jornadinha.
A ideia, de acordo com Mariane, era que cada escola ganhasse sua árvore a partir da integração entre os acadêmicos do curso de Artes Visuais e os alunos das escolas municipais. “Nós acreditamos que a Jornada é construída com base nessa troca, nesse diálogo entre diferentes gerações e realidades”, lembrou a professora Mariane. Além da pintura do muro, a atividade também tem como objetivo trabalhar a educação, já que os alunos puderam aprender mais sobre as técnicas de pintura e, principalmente, entender a diferença entre pichação e grafite autorizado. “A nossa ideia este ano foi plantar a semente de incentivar a leitura por meio da árvore das letras e os alunos ficaram encantados. Isso também ajuda a desenvolver nas crianças uma consciência de pertencimento ao seu colégio”, comentou a coordenadora. 
A primeira árvore foi pintada no muro do campo Fredolino Chimango, no dia 5 de agosto. Além dele, as escolas Wolmar Salton, Daniel Dipp e Antonino Xavier também ganharam Árvores da Literatura. 
Sobre as Jornadas Literárias
A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios da Ambev, do Banrisul, da Corsan, da Companhia Zaffari & Bourbon, da Fapergs, da Ipiranga, da Panvel, da SulGás, da Triway e da TechDEC, com apoio cultural da BSBIOS e do Sesi, patrocínio promocional da Capes, da Italac e da Oniz, com a parceria cultural do Sesc, financiamento do Governo do Estado – Secretaria da Cultura – Pró-cultura RS LIC e realização do Ministério da Cultura.
As inscrições para a Jornada e para a Jornadinha estão abertas e são limitadas. Para a Jornada, o público pode se inscrever tanto para o evento completo quanto para apenas uma das noites. Os interessados devem se inscrever no portal www.upf.br/16jornada. A programação completa também está disponível no site da Jornada. Informações podem ser obtidas pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.
Gostou? Compartilhe