Oncologista destaca lei aprovada do Vereador Saul Spinelli

Por
· 1 min de leitura
Vereador entregou cópia da lei para o Centro Oncológico do HSVPVereador entregou cópia da lei para o Centro Oncológico do HSVP
Vereador entregou cópia da lei para o Centro Oncológico do HSVP
Você prefere ouvir essa matéria?

O médico Oncologista Rodrigo Ughini Villarroel destacou como importante a lei 5.277/2017 de autoria do Vereador Saul Spinelli (PSB) que prevê prazo para entrega do exame Papanicolau. Para o médico este exame é a principal ferramenta para o combate ao câncer do colo do útero. O Vereador Spinelli, um dos principais articulares para a criação do Centro Oncológico Infanto Juvenil do HSVP compareceu ao Instituto do Câncer e fez a entrega de cópia da lei aprovada e sancionada ao Dr. Villarroel e ao Administrador Ilário de David. Para Spinelli, a lei será importante junto com ações de divulgação da necessidade de se fazer preventivo anualmente, pois, segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer o tumor no colo de útero é o 3° mais frequente na mulher e no ano de 2016 foram 17.809 novos casos. Por ano no Brasil morrem 5.430 mulheres, ou seja, uma morte a cada 90 minutos. Para Dr. Villarroel devemos conversar sobre a doença e destacar a importância do diagnóstico precoce para evitar que mulheres sejam diagnosticadas já no estágio avançado da doença. 


Câncer
No Brasil segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde teremos até final deste ano 600 mil casos de câncer no Brasil e até 2030 mais de 22 milhões de pessoas no mundo. As causas principais são a obesidade e sedentarismo. De forma especial o câncer de colo de útero, 44% das mulheres são diagnosticadas no estágio I da doença e 64% no estágio avançado. Exame preventivo, diagnóstico precoce e tratamento são com certeza o caminho para diminuirmos estes números, defende o Vereador.

 

Gostou? Compartilhe