Ação encaminhou cerca de 80 pessoas para vagas de emprego em Passo Fundo

No Estado, 43 agências do FGTAS/Sine ofertaram mais de duas mil vagas

Por
· 1 min de leitura
Outras ações devem ocorrer ao longo do anoOutras ações devem ocorrer ao longo do ano
Outras ações devem ocorrer ao longo do ano
Você prefere ouvir essa matéria?

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) realizou a ação Mês do Trabalho, na segunda-feira (20) em 43 Agências FGTAS/Sine no Estado. O evento envolve o oferecimento dos serviços de intermediação de mão de obra, entrevistas de emprego e atividades de orientação profissional. Em Passo Fundo, cerca de 250 pessoas compareceram na agência ontem para o encaminhamento de aproximadamente 80 vagas, seguro-desemprego e de carteira de trabalho. “Nós conseguimos encaminhar todos que vieram”, pontua Anomar Teixeira, auxiliar de serviços gerais da agência.

 

No Estado, havia 2.153 vagas de emprego cadastradas. Desse total, 61,6% das vagas não exigiam experiência. As ocupações com os maiores números de vagas são alimentador de linha de produção - 324 vagas, vendedor de comércio varejista - 86 vagas, motorista de caminhão - 80 vagas, embalador a mão - 66 vagas e servente de obras - 65 vagas. Com relação à escolaridade, 30,2% das vagas exigem Ensino Fundamental completo e 28,7%, Ensino Médio completo.

 

As Agências FGTAS/Sine com os maiores números de vagas abertas situam-se em Caxias do Sul - 120 vagas, Torres - 117 vagas, Santa Maria - 117 vagas, Carlos Barbosa - 103 vagas e Cachoeirinha - 99 vagas. No que tange ao setor econômico, 34,2% das vagas pertencem à indústria; 24,9%, aos serviços; 22%, ao comércio e 12,3%, à construção civil. Com relação aos salários, 50,2% das vagas variam de 1,5 a 2 salários mínimos; 24,1%, de 1 a 1,5; e 12%, de 2 a 3 salários. “As empresas querem pessoas qualificadas, primeiro e segundo grau completo, e a maioria das pessoas não tem. Esse é o maior problema. Mas nós encaminhamos bastante gente.”

 

Qualificação profissional
Na abertura do evento realizada na Agência FGTAS/Sine Centro de Porto Alegre, na manhã de ontem, a secretária estadual de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, destacou que as Agências FGTAS/Sine estão de portas abertas para auxiliar os trabalhadores na busca por uma oportunidade de trabalho e falou sobre a importância de investir em qualificação profissional. “O trabalho possibilita que sejamos donos das nossas vidas e possamos oferecer melhores condições para as nossas famílias. Desejo de coração que todos os trabalhadores consigam uma colocação no mercado de trabalho”, finalizou. 

Gostou? Compartilhe