Chuva de granizo registrada em quatro municípios do Estado

Ventos chegaram a 78 km/h. Em 18 horas choveu 37 mm

Por
· 2 min de leitura
Guarda Municipal de Vacaria/DivulgaçãoGuarda Municipal de Vacaria/Divulgação
Guarda Municipal de Vacaria/Divulgação
Você prefere ouvir essa matéria?

 

As fortes chuvas que atingiram Passo Fundo durante a segunda-feira (27), e se estenderam até a madrugada de ontem (28), causaram a primeira tempestade de raio com trovoadas do ano. Os ventos chegaram a 78 km/h. Em 18 horas choveu 37 mm, sendo que destes, 24 mm foram em apenas uma hora, durante a chuva da madrugada, que teve início por volta de 00h30min. De acordo com o 7º Batalhão de Bombeiros Militar da cidade, não houve grandes estragos sendo necessário apenas a distribuição de lona para uma moradia.

 

A chuva levou a ocorrências de granizo em pelo menos outros quatro municípios do Estado. O maior estrago foi registrado em Vacaria. Cerca de 15 residências ficaram parcialmente destelhadas, houve acúmulo de gelo e os bombeiros registraram pontos de alagamento em ruas onde os bueiros não deram vazão à água. Na cidade de Santa Bárbara do Sul, pedras do tamanho de bolas de golfe foram encontradas em algumas residências do interior.

 

Na região, no município de Tio Hugo, as pedras atingiram a área rural, mas não houve relatos de estragos nas residências. Por volta das 19h30min a chuva e os relâmpagos já haviam parado, apesar do tempo ter continuado carregado. Em Ernestina também foi registrado fortes rajadas de vento e chuva durante a segunda-feira, sem estragos maiores. De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Major Ricardo Mattei Santos, não houve chamados graves para que fosse necessário mobilizar os agentes. “Somente volume de água e corrente de granizo pontual”, ressalta.

 

Chuva retorna na quinta-feira
Já no dia de ontem (28), a temperatura entrou em elevação. Nesta quarta-feira (29), o dia também deve permanecer mais abafado, com a possibilidade de chuva. Para quem aproveitou o sol do último final de semana, ele pode aparecer novamente amanhã. A mínima fica entre 14ºC e a máxima 22ºC.

 

Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegdonei Sampaio, uma nova frente fria pode provocar pancadas de chuva por vezes forte, acompanhado novamente de trovoadas com descargas elétricas e ventos de moderado a forte intensidade durante a quinta-feira (30), refletindo também no ligeiro declínio da temperatura. “Mas pode chegar na quarta-feira à noite”, alerta Sampaio. Entre amanhã e sexta-feira (31), a temperatura varia entre 14ºC e 19ºC. O acumulado de chuva do mês de maio já chega a 232 mm, em torno de 120 mm acima da média esperada. Além disso, já ultrapassou também a média do mês de maio do ano passado, de 200 mm.

 

O mês de junho deve iniciar sem chuvas e gelado na cidade. No final de semana, a temperatura deve ficar abaixo dos 10ºC - assim como ocorreu no último domingo (26), na qual foi registrada a temperatura mais baixa do ano, 7,5ºC. O sábado (1º), amanhece com nebulosidade e formação de névoa úmida, mas não há previsão de chuva a partir da tarde. O mesmo para o domingo (20).

 

Receba alerta de temporais
O serviço, gratuito, criado pela Defesa Civil, informa previamente sobre a ocorrência de chuvas intensas, vendavais e outros fenômenos naturais com potencial de riscos à população. Sempre que são identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais, uma mensagem de SMS é enviada aos números cadastrados. Os alertas são gerados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), resultado de um trabalho em conjunto com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios. Só no Rio Grande do Sul, são 508.365 usuários cadastrados.

 

Qualquer cidadão pode receber informações sobre localidades em todo o Brasil. Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: "Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199". É permitido cadastrar mais de um CEP. E se o usuário quiser saber quais CEPs estão cadastrados naquele celular, basta enviar a palavra CONSULTA para o mesmo número.

 

Gostou? Compartilhe