Assinada portaria que estabelece política estadual do sangue

O documento estabelece ainda as condições da gestão compartilhada dos hemocentros regionais com os municípios sede

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?

O governo do Estado publicou ontem (29) a Portaria 293/2019 que estabelece as diretrizes da política estadual do sangue e hemoderivados, bem como a organização e operacionalização da Rede Hemoterápica do Estado, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a coordenadora-adjunta do Hemocentro do Estado (Hemorgs), Kátia Brodt, "este é o primeiro documento que estabelece a política estadual do sangue e demonstra a importância que a Secretaria Estadual da Saúde dá para a área". 

 

O documento estabelece ainda as condições da gestão compartilhada dos hemocentros regionais com os municípios sede. Além do Hemorgs, com sede em Porto Alegre, a rede hemoterápica do Estado tem sete hemocentros regionais sediados nos municípios de Alegrete, Caxias do Sul, Cruz Alta, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Santa Rosa. A assinatura aconteceu, na terça-feira (28), durante reunião com representantes do município de Passo Fundo, entre eles o prefeito Luciano de Azevedo e a secretária da Saúde Carla Gonçalves.


Divisão por portes
A hierarquização dos hemocentros seguirá níveis de complexidade. Segundo a portaria, são quatro portes. O porte aumenta conforme a quantidade de bolsas de sangue coletadas por dia e do serviço prestado. O porte 1, por exemplo, estipula o mínimo de 20 bolsas de sangue/dia, com serviços de coleta de sangue total, armazenamento e distribuição de hemocomponentes.
O porte 4, de complexidade máxima, prevê o mínimo de 50 bolsas de sangue por dia, com serviços de coleta de sangue total, exames inumohematológicos do doador e receptor, triagem sorológica, processamento, armazenamento e distribuição de hemocomponentes. O Hemocentro de Passo Fundo realiza os serviços de sorologia, por tanto, deve se enquadrar no porte 4.


Blitz Educativa do Maio Amarelo
O Hemocentro de Passo Fundo (Hemopasso) realizará nesta quinta-feira (30), atividades em alusão ao Maio Amarelo. Serão realizadas duas blitz de trânsito, às 10h e às 16h, em frente ao banco, na Avenida Sete de Setembro. O objetivo da ação é a prevenção e conscientização dos motoristas, já que acidentes de trânsito demandam bolsas de sangue.

Gostou? Compartilhe