Campanha de vacinação contra sarampo inicia na próxima segunda-feira

Passo Fundo conta com 26 salas de vacinas distribuídas pelos bairros

Por
· 2 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?

A Secretaria de Saúda da Prefeitura de Passo Fundo informa que na próxima semana o município adere a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O objetivo é interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no país.

 

Diante do cenário atual toda a população deve ter seu registro de vacinação em dia conforme a faixa etária e doses recomendadas no calendário básico de vacinação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (PNI). É recomendado que, concomitantemente à campanha, seja atualizado a situação vacinal para o sarampo e para febre amarela, não apenas na faixa etária de campanha.

 

A população-alvo engloba crianças menores de cinco anos de idade, que apresentam maior risco de desenvolver complicações (cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo) e adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. A campanha, acontecerá em duas etapas:


Primeira etapa
A primeira etapa de vacinação ocorre no período de 7 a 25 de outubro, sendo a população-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). O Dia D será em 19 de outubro.


Segunda etapa
Já a segunda etapa ocorre de 18 a 30 de novembro, sendo voltada para adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. Sendo o dia D será 30/11. O Dia D será em 30 de novembro.
A ação se faz necessária frente a situação epidemiológica no Brasil e das baixas coberturas vacinais, o que reforça a necessidade da realização da campanha. Para que a meta de 95 % preconizada pelo Ministério da Saúde seja atingida, a população-alvo deverá comparecer com documento de identificação (cartão SUS/ CPF) e carteira de vacina nas unidades com sala de vacinação. Quem não tem carteira de vacina deve procurar uma unidade mesmo assim para avaliação e encaminhamentos junto a equipe de saúde.


Locais
O município conta com 26 salas de vacina. São elas: ESF Adolfo Groth; ESF Caic Edu Azambuja; Cais São Cristóvão; Cais Boqueirão; Central de Vacinas, Ambulatório Especialidades; UBS Jardim América; ESF José Alexandre Zachia; ESF Jaboticabal; Cais Petrópolis; ESF Operária; ESF Jerônimo Coelho; Cais Hípica; ESF Planaltina; ESF São Cristóvão; Ambulatório São Luiz Gonzaga; Ambulatório São José; ESF Santa Marta/ESF Donária; UBS Vila Nova; ESF Valinhos; Cais Luiza; ESF Vila Mattos; ESF Ricci; ESF Nenê Graeff; UBS Ivo Ferreira; UBS Adirbal Corralo.
Horários
Horários de atendimento nas unidades com sala de vacinas:
UBS/ESF – das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira
CAIS/Central – das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira

Gostou? Compartilhe