Primeiro templo budista na região realiza retiro durante o Carnaval

Encontro serviu para avaliar dinâmica do espaço, que será oficialmente inaugurado em abril

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Enquanto o Carnaval atraía centenas de foliões para os clubes da cidade, o significado da festa popular ganhava outros contornos a cerca de 24 quilômetros da área central de Passo Fundo. Em Mato Castelhano, era o colorido da natureza e dos mosaicos que, peça por peça, estavam sendo colocados à porta do primeiro Templo Budista da região. Um grupo formado por quinze pessoas deu início às atividades no centro de retiros Águas da Compaixão.
As marchinhas carnavalescas cessaram e deram início a um silêncio prolongado, entre o sábado (22) e a segunda-feira (24), antes mesmo da construção biosustentável estar finalizada. “Nós chamamos o retiro de carnaval de Sangaku Sesshin ou retiro dos três treinamentos. É algo tradicional no mundo budista”, explicou o monge zen, Daihou. O encontro, conforme explicou ele, foi um experimento para avaliar a dinâmica de espaço circundada pelo desaguar de um riacho que abre uma ligeira fenda na lateral do terreno em que os dois pavimentos de 15x7 m² estão sendo erguidos no interior cidade e deve ser inaugurado no dia 5 de abril.
A agitação dos foliões, nesta época do ano, deu lugar à tranquilidade e aos movimentos cuidadosos da engenheira agrônoma, Claudia Petry, ao abordar questões envolvendo a permacultura, agroecologia e hortoterapia. No domingo (23), as oficinas de mosaico, reboco natural e construção pau-a-pique estiveram evidenciadas pelo ocre que deve colorir as paredes do Templo, erguido, de forma voluntária, pelas mãos dos praticantes do Budismo. “Estamos com 20% das obras por concluir”, atestou o monge. O último dia do retiro espiritual, alternativo às celebrações do Carnaval, aliás, rompeu o silêncio das meditações que permearam os três dias, conduzidas pela Monja Isshin.
A professora de Yoga do Riso e terceira brasileira a receber a titulação de Embaixadora da Laughter Yoga International, Lucia Görgen, somou-se ao espanhol Master Trainer da Universidade Internacional de Yoga do Riso, Javier Ruiz Gómez, nas práticas terapêuticas de riso, aliadas aos tratamentos convencionais da medicina, para estímulo do sistema imunológico. O retiro dos Três Treinamentos, mencionado pelo monge Daihou e experienciado pelos praticantes budistas de Passo Fundo, Tapejara e Lajeado, é considerado a base da prática budista, fundamentada na escuta de ensinamentos, reflexão acerca dos mesmos e prática ou realização.

Gostou? Compartilhe