Arquidiocese de Passo Fundo suspense celebrações religiosas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

 A arquidiocese de Passo Fundo determinou a suspensão de todas as celebrações religiosas, reuniões pastorais ou eventos sociais promovidos pela Igreja até o dia 31 de março. “O contexto da pandemia do coronavírus exige um compromisso extra para cuidar da vida”, diz a nota assinada pelo Arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber. Estão inclusas na suspensão todas as as Celebrações Eucarísticas ordinárias com fiéis, a catequese, eventos formativos das pastorais, encontros de movimentos e grupos e as festas de padroeiros. A determinação segue as orientações dos Órgãos Oficiais de Saúde e os Decretos dos Poderes Executivos.

A nota ainda recomenda que os presbíteros celebrem diariamente a Santa Missa, de forma privada, em favor do Povo de Deus. A recomendação é que as missas sejam celebradas, especialmente aos domingos e, onde for possível, seja transmitida pelos meios de comunicação para que os fiéis acompanhem em casa. Em relação a funerais, a nota orienta que seja feita a Liturgia da Palavra e que sejam tomados os cuidados preventivos.
A arquidiocese também recomenda que as igrejas permanecem abertas, higienizadas e bem arejadas e que sejam mantidos os atendimentos individuais e as confissões, com as devidas precauções. O conselho para os fiéis é que as famílias se unam em oração em suas casas, rezando o terço ou Leitura Orante da Bíblia ou Via Sacra. A solidariedade também é recomendada pela Arquidiocese. “Que todos exercitem a solidariedade e obedeçam as determinações das autoridades competentes”, diz o comunicado.

 

Gostou? Compartilhe