RS tem temperaturas negativas e campos cobertos de gelo

Geada foi registrada em Passo Fundo e demais cidades da região Norte

Por
· 2 min de leitura
 Assessoria de Imprensa/ Luis Gustavo Calvi Assessoria de Imprensa/ Luis Gustavo Calvi
Assessoria de Imprensa/ Luis Gustavo Calvi
Você prefere ouvir essa matéria?

O frio chegou forte na manhã de ontem (20). Segundo o levantamento da estação meteorológica da Embrapa em Passo Fundo, a temperatura atingiu 0.2 graus, se igualando a mais baixa registrada na cidade, que aconteceu em 29 de junho. A queda da temperatura também trouxe uma das maiores geadas do ano, cobrindo campos em toda a região Norte. 

Mesmo em grande intensidade, o frio dos últimos dias deve passar rápido. A previsão é de que a partir desta quarta-feira, as temperaturas comecem a ficar mais amenas na cidade, variando hoje (21), entre 6ºC e 20ºC, se elevando gradativamente até atingir is 25ºC no final de semana.

O analista da Embrapa, Aldemir Pasinato, explica que o inverno está se caracterizando por ondas de intenso frio, intercalado por temperaturas mais amenas. Mesmo com elevação das temperaturas nos próximos dias, a previsão de que outras massa de ar frio, especialmente de origem polar, atinjam a região novamente até o final do inverno. Além desta variação de temperatura, também é uma característica deste inverno as chuvas bem abaixo da média histórica. O mês de julho, por exemplo choveu menos de 10% da média dos outros anos.

Frio intenso na região

Segundo o instituto Metsul, grande parte do Rio Grande do Sul amanheceu nesta terça com temperatura abaixo de zero. Aproximadamente 50 municípios que contam com estações meteorológicas registraram mínimas negativas ontem (20). É o maior número de municípios gaúchos com temperaturas negativas neste ano.

A temperatura caiu abaixo de zero em todas as regiões do Rio Grande do Sul, exceto na Grande Porto Alegre e no Litoral Norte. Mínimas negativas, por exemplo, ocorreram no Oeste, no Sul, no Centro do Estado, nas Missões, no Alto Jacuí, no Planalto Médio, no Médio e Alto Uruguai, nos vales, na Serra, e nos Aparados da Serra. Foi registrado neve em alguns locais dos Campos de Cima da Serra.

O município de Soledade registrou na manhã de ontem a temperatura de 1ºC, com sensação térmica de 3ºC negativos graus abaixo de zero em algumas comunidades do interior. Segundo o MetSul O município é considerado um dos mais frios do Rio Grande do Sul. A sua altitude acima de 700 metros e sua maior continentalidade (distância da costa) fazem com que registre frio muito intenso durante o inverno com episódios em anos recentes de mínimas tão baixas quanto -7ºC a -8ºC .

Vacaria

A madrugada de terça-feira também registrou um frio intenso na cidade cidade Vacaria, onde termômetros chegaram a marcar -5,8ºC. É a menor temperatura registrada do ano no Rio Grande do Sul. No município, a sensação de frio intenso deve ir até a sexta-feira (23), e no sábado volta a esquentar.

Temperatura negativas avançam

A onda de intenso frio que está passando pelo Rio Grande do Sul, avançou com muita força para outras regiões do Brasil. Segundo o Inmet, também foram registradas temperaturas negativas no Planalto Sul catarinense e no sul do Paraná. Em Bom Jardim da Serra (SC), a temperatura ficou em -4,3°C -. Em Inácio Martins (PR), a temperatura chegou a -2,4°C .


Gostou? Compartilhe