Prefeitura fomenta debate sobre a área de Tecnologia da Informação

Em reunião com empresários do setor, prefeito destacou a importância de que o poder público se aproxime desta área, visando ampliar as ações em benefício da comunidade

Por
· 2 min de leitura
Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
Foto: Reprodução
Você prefere ouvir essa matéria?

Durante a tarde desta sexta-feira (13), o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, e o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, conversaram com empresários do setor de Tecnologia da Informação sobre a importância da área para o desenvolvimento da cidade e da intenção da gestão em estar mais próxima das iniciativas voltadas à tecnologia e à inovação.

Pedro destacou que um dos eixos do plano de governo é, justamente, a Ciência, a Tecnologia e a Gestão de Resultados e que a modernização do serviço público é uma prioridade para que a cidade possa oferecer melhores serviços para a população mas que, também, possa alcançar um patamar de desenvolvimento superior.

Conforme Pedro, a iniciativa de aproximar-se do setor de TI é um primeiro movimento da gestão no sentido de valorização e fortalecimento da área no município. “Precisamos fortalecer e criar um cenário propício ao seu desenvolvimento no curto, médio e longo prazos. No curto prazo a partir da criação de condições de desenvolvimento e, no médio e longo prazos, por meio de ações na educação”, disse.

O prefeito ponderou ainda que Passo Fundo precisa se consolidar como uma Cidade Educadora e as ferramentas tecnológicas têm um papel fundamental nesse processo. “Nós estamos empenhados em fazer da tecnologia uma aliada em nossos processos educacionais e pedagógicos. Recentemente, apresentamos projetos que cumprem estes objetivos e vão nos permitir avançar bastante nisso, como é o caso da Internet Patrocinada e do subsídio para que os professores da rede municipal possam comprar notebooks", disse Pedro, reiterando o compromisso do governo com uma educação pública de qualidade, plural, acessível e conectada.

O secretário de Educação destacou as iniciativas que a Secretaria está promovendo para fomentar o acesso qualificado à tecnologia digital como forma de qualificação da educação, ressaltando as melhorias realizadas na infraestrutura de cada escola municipal através da reestruturação completa da rede interna das escolas, da disponibilização de equipamentos digitais de apoio à educação para as escolas municipais. “Aproveitamos este encontro para apresentar o programa Educação 4.0, que dialoga diretamente com todas estas questões e que, sobretudo, cria condições para que o ensino de programação seja oportunizado para todos os alunos da rede municipal de ensino”, argumentou Teixeira, complementando que o governo do prefeito Pedro Almeida tem apoiado e fomentado diversas iniciativas inovadoras que vão qualificar ainda mais o ensino oferecido pela SME.

Durante a reunião virtual com o setor de tecnologia, foi possível ouvir sugestões que poderão contribuir com a potencialização da área em Passo Fundo e com a qualificação do programa Educação 4.0. O encontro está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vtQNHqcBZU0


Gostou? Compartilhe